Como funciona o aluguel de ações

BTC é literalmente o inverso de comprar ações. Quando você acha que as ações vão subir, você compra ações, mas quando você acha que uma ação subiu demais e vai cair, você pode apostar na queda desta ação. Isso é BTC.

É BTC porque para apostar na queda de uma ação você precisa alugar esta mesma ação. BTC é igual o aluguel de uma ação ou Banco de Títulos da CBLC.

Quais os contratos de aluguel de ações

Saiba quais são os tipos de contratos para aluguel de ações:

Doador pode finalizar o contrato

Neste tipo de contrato o doador tem o direito de encerrá-lo a qualquer momento. Caso isso ocorra, o tomador paga apenas a taxa de aluguel proporcional ao período que ficou com as ações.

Tomador pode finalizar o contrato

Aqui é o tomador que possui o direito de finalizar o contrato. Independentemente da data de vencimento, e deve devolver as ações alugadas em até quatro dias.

Ambos podem finalizar o contrato

Este tipo de contrato se permite que tanto o tomador quanto o doador possam finalizar o contrato de aluguel antes do vencimento.

Vencimento fixo

Neste contrato o vencimento é fixo e o doador e o tomador devem cumprir o período de vigência do contrato acordado previamente por ambas as partes.

Estratégia para ganhar dinheiro com aluguel de ações

Alugue as suas ações

Para o investidor de renda variável e ações no longo prazo talvez seja interessante alugar as suas ações. Desta forma as ações permanecem valorizando na carteira de investimentos e também recebem uma pequena quantia, porque estão alugadas.

Tome ações de empréstimo

Para o investidor que deseja apostar na desvalorização de algumas ações, o aluguel de ações também pode ser outra forma de ganhar dinheiro.

Como escolher uma corretora de valores

O que você deve observar e avaliar em um corretora de valores antes de começar a investir.

Preço em relação aos serviços oferecidos

Verifique os serviços que a corretora oferece, principalmente aqueles que, de antemão, você já sabe que vai usar. Isto é importante para você não se surpreender quando começar a investir.

Infraestrutura tecnológica

Verifique se os sistemas e plataformas fornecidos pela corretora funcionam bem e estão sempre no ar. Lembre também de checar a latência, que é o tempo de resposta. Latência, por exemplo, é o tempo que você envia uma ordem e ela é executada.

Índice de satisfação dos clientes

O índice de satisfação dos clientes é o tipo de informação que você pode verificar nas redes sociais, fóruns e sites como Reclame Aqui.

Índice de sofisticação tecnológica

Uma coisa são as plataformas oferecidas, outra coisa é você verificar se consegue comprar e vender ativos pelo celular, fazer TED, resgatar ou apenas consultar através dos aplicativos.

Como é o site da corretora? Ela permite um acompanhamento da sua carteira, ativo por ativo, enfim, o quanto sofisticado são os sistemas da corretora?

Atendimento ao cliente

Este serviço você pode testar, simplesmente ligue no SAC da Corretora e faça um teste. Veja se atende bem e se ela me demora pra responder. Faça isso antes de abrir sua conta.

Número de parceiros e ativos financeiros disponibilizados pela corretora

Algumas corretoras podem oferecer poucas opções de ativos financeiros para você investir, enquanto outras corretoras ofertam diversos ativos financeiros.

Você pode simplesmente abrir conta em várias corretoras, é gratuito, e verificar a disponibilidade de fundos e ativos de renda fixa e variável das plataformas de diversas corretoras. Fale com um assessor de investimentos que ele pode lhe ajudar nisto.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Já leu quase todos os livros dos grandes investidores, seu preferido? Peter Lynch.

Comentários