fbpx

Como comprar ações na bolsa de valores? Descubra passo a passo!

Neste artigo você vai aprender o passo a passo de como comprar ações na Bolsa de Valores, como escolher corretora, taxas, como montar sua carteira de ações e começar hoje mesmo!

Começar a investir em ações

Dentre os diversos tipos de investimentos disponíveis, as ações são um dos que mais despertam o interesse dos investidores, em razão da alta rentabilidade que podem proporcionar. Entretanto, na hora de começar a investir, sempre surge a dúvida: como comprar ações?

Comprar ações pela internet

Ao contrário do que muitos pensam, esse processo não é assim tão complexo. Através do seu empenho em educação financeira e um Home Broker (plataforma de compra e venda de ações de uma corretora), você vai começar a investir e comprar ações pela internet.

Pensando nisso, listamos neste post um passo a passo simples e prático, além de explicarmos os principais tipos de operações que podem ser feitas na bolsa de valores. Continue lendo para conferir!

Conheça o nosso curso para começar a investir do zero.

curso Como começar a investir do zero

Passo a passo para investir em ações:

Corretora de valores

Antes de optar por uma corretora de valores, é preciso comparar bem todas as opções disponíveis até encontrar aquela que oferecer as melhores condições para operações com ações.

Considere aqui, por exemplo:

  • taxas de corretagem menores;
  • um home broker intuitivo e fácil de usar;
  • cursos de investimentos para os clientes;
  • atendimento eficiente;
  • qualidade nas recomendações de ações, entre outros fatores.

Então, abrindo uma conta na corretora escolhida, basta você transferir o seu dinheiro para poder começar a investir.

Defina os seus objetivos de investimentos

Todo e qualquer investimento deve ser feito com um objetivo em mente. Por isso, antes de tomar qualquer atitude, você precisa compreender claramente quais são seus objetivos ao investir em ações.

Conheço pessoas que investem em ações para comprar um carro de luxo em até 6 meses (com o risco de perderem o montante investido) ou um imóvel em até 5 anos. Então, a decisão e escolha são suas.

Pode ser que você esteja buscando uma rentabilidade mais alta a curto e médio prazo, ou a diversificação da sua carteira de investimentos ou mesmo retornos consistentes a longo prazo. Seja qual for a sua razão, leve-a sempre em consideração.

Escolha as ações

Enfim, uma vez que você tenha uma conta em uma corretora de valores e bem claros os seus objetivos, já poderá acessar o home broker para verificar as ações disponíveis no mercado e tomar a sua decisão de compra.

Método de escolha de ações

Diversos são os métodos que ajudam o investidor nessa escolha. Você pode utilizar a análise fundamentalista ou a análise técnica (você já conhece o curso de Análise Técnica do Marcelo Coutinho?), por exemplo, bem como optar por seguir a recomendação de especialistas ou até investir em empresas que já são conhecidas por você.

Risco de investir em ações

De qualquer forma, lembre-se sempre de olhar as informações da companhia antes de tomar qualquer decisão, de forma a conhecer as características e os riscos envolvidos em investir em determinada empresa.

Esteja também atento às notícias e mudanças do mercado, pois delas podem surgir boas oportunidades de investimento.

Faça a ordem de compra

Tendo escolhido as ações que pretende comprar, o seu próximo passo é fazer a ordem de compra utilizando o home broker. Nele, você encontrará o código da ação e selecionará a quantidade que pretende comprar.

Feito isso, será criada uma ordem de compra — a partir daí, basta aguardar a corretora de valores efetivar o seu investimento.

Como funciona o Home Broker

Home Broker é o sistema web, portanto você acessa com seu navegador, da corretora de valores, para uso dos clientes. Com o Home Broker você, cliente da corretora de valores, vai conseguir executar ordens de compra e venda na Bolsa de Valores.

Será possível comprar e vender:

  • Ações;
  • FII;
  • ETF;
  • Commodities;
  • Opções;
  • e muito mais.

Além de executar ordens de compra e venda, você vai ver as cotações em tempo real, acompanhar as suas ordens de compra e venda e checar seus atuais investimentos em bolsa.


Se você contrata um mecânico pra cuidar do seu carro ou um médico para cuidar de sua saúde, 

agende um bate papo com um profissional de investimentos para ajudá-lo a alavancar seus investimentos financeiros.

Faça agora uma consultoria de investimentos

Os tipos de operações na bolsa de valores

Além do passo a passo acima, também é importante conhecer os diferentes tipos de operações possíveis em bolsa de valores.

Os principais são:

  • o day trade;
  • o swing trade;
  • o position trade e;
  • o long & short.

Vejamos mais detalhes sobre cada um deles.

Day trade

O day trade é uma operação de curtíssimo prazo: basicamente, você compra e vende ações em menos de 24 horas, buscando ganhos rápidos. Para isso, é necessário que os ativos tenham alta liquidez.

Para investidores experientes

Esse tipo de operação é mais adequada para investidores experientes, com grande conhecimento e alta tolerância ao risco.

Seus custos com imposto de renda (IR) e corretagem são maiores, já que são realizadas muitas operações em um único dia.

Apesar disso, existem corretoras que oferecem taxas e condições especiais para operações de day trade.

Swing trade

Diferentemente do day trade, o swing trade é uma operação de prazo um pouco maior, geralmente com duração de alguns dias ou semanas.

Nesse caso, o investidor mantém os papéis por mais tempo e zera a sua posição quando surgem boas oportunidades para fazê-lo.

O imposto de renda e os custos de corretagem são menores aqui, se comparados aos custos das operações de day trade.

Position trade

As operações de position trade caracterizam-se pela compra de ações sem uma data prevista para venda — visando, portanto, a obtenção de rendimentos ao longo do tempo.

Seus ganhos podem vir tanto dos dividendos como da venda da ação, caso tenha acontecido uma valorização dos papéis.

Aqui, as taxas de corretagem e o imposto de renda são bem menores do que nos dois casos anteriores, justamente porque o investidor fica com a ação durante um período mais longo.

Long & Short

Por fim, o long & short consiste na busca pela rentabilidade por meio da diferença de variação de preços entre duas ações. Trata-se de uma operação casada, em que o investidor mantém simultaneamente uma posição comprada (long) e outra vendida (short).

Papéis de ações correlacionados

Nesse caso, os papéis precisam ter algum tipo de ligação (correlação), comportando-se de forma parecida no mercado. Normalmente, porém, um ativo acaba se valorizando mais do que o outro.

Lucro através do spread

O lucro da operação vem justamente do spread, que representa essa diferença de performance entre a ponta comprada e a ponta vendida — espera-se que a ponta comprada tenha um aumento de preço e a ponta vendida uma diminuição do seu valor.

saiba-como-diversificar-sua-carteira-de-investimentos

Outras formas de comprar ações

Além das ações individuais, você também pode adquirir ações de outras maneiras, como por meio dos fundos de ações e ETFs, por exemplo. Os fundos de ações precisam ter, pelo menos, 67% do seu patrimônio aplicado em ações.

Sua grande vantagem é que eles são geridos por uma equipe profissional, que decide em quais ações se deve aplicar — apesar disso, continuam sendo investimentos de alto risco.

ETFs ou fundos de índice

Já as ETFs (ou Exchange Traded Funds) são fundos de ações que possuem um índice da bolsa de valores como referência, como o BOVA11. Além desses dois, você ainda pode investir em ações por meio de clubes de investimentos e carteiras administradas.

Ajuda para alavancar seus investimentos

Por fim, seja como for, lembre-se de que você sempre pode contar com ajuda especializada para fazer seus investimentos.

Existem hoje assessores de investimentos que podem orientá-lo sobre como comprar ações adequadas para o seu perfil e objetivos, traçando uma estratégia que, se aplicada de maneira consistente, trará ganhos em curto, médio e longo prazo, colaborando para a sua prosperidade financeira.

Espero que tenha gostado do conteúdo, deixe seu comentário, sua dúvida e até mesmo sua sugestão e critica. Até mais peregrino(a).

Avatar

Por Daniel Guedine

Daniel Guedine é empreendedor, autor e co-fundador do Caminho para Riqueza, clique para ler mais...

Comentários