fbpx

A hora e a vez da Cogna Educação (COGN3) na Bolsa de Valores

Conheça a Cogna Educação, COGN3, e entenda mais sobre como a estratégia e crescimento da empresa refletem nas ações Cogna na Bolsa de Valores.

O Começo da Cogna Educação

A abertura de capital da Cogna Educação na Bolsa ocorreu em 2007 sob o nome de Kroton Educacional (KROT11). Em 2009 a Kroton recebeu aporte financeiro de um grande fundo de equity, a Advent International, que passa a compartilhar o controle da companhia com os sócios fundadores. A Advent International é um fundo de private equity que tem investimentos em empresas de 41 países nos quatro continentes.

Aquisições e expansão da Kroton

Após a entrada da Advent em 2009 a companhia adquiriu dezenas de instituições de ensino em diversos estados brasileiros. Em 2014 com a aquisição da Faculdades Anhanguera, a Kroton (atualmente Cogna) tornou-se a maior empresa educacional do mundo em termos de valor de mercado e alunos. Com a saída da Advent a Kroton fez algumas mudanças mas manteve sua estratégia de aquisições no mercado de educação.

Cogna, nova fase em 2020

No final de 2019 a Kroton mudou o seu nome para Cogna Educação (COGN3) e se dividiu em quatro empresas:

  • Kroton, com foco em cursos de ensino superior;
  • Saber, cursos de línguas e escolas de ensino básico;
  • Vasta educação, empresa que oferece serviços de gestão para as escolas e material didático;
  • Platos, oferece serviços de gestão para o ensino superior.

Atuamente sua composição acionária esta distribuída em: 10,05% (Fundo Alaska, de Henrique Bredda e Luiz Alves Paes de Barros), 4,36% (Fundo BlackRock) e o restante (mais de 85%) distribuídos entre outros investidores.

Dividendos de Cogna (COGN3)

A Cogna vêm pagando dividendos aos seus acionistas desde 2015. Apenas em 2020, devido a fortes mudanças e crise do coronavírus, a Cogna não foi capaz de pagar dividendos aos acionistas.

cogn3-dividendos-por-acao-2019

A partir de 2017 a Cogna manteve o payout de 40%, quando 25% é o mínimo exigido pela lei das S.As.

cogn3-dividendos-total-2019

O Investidor de Cogna (COGN3)

Vamos observar três possíveis cenários de um investidor de COGN3, ou como carinhosamente chamam alguns investidores, CONGA:

  • O investidor que comprou COGN3 em 2015;
  • O investidor que comprou COGN3 em 2019;
  • O investidor que comprou COGN3 na crise do coronavírus.

Quanto ganhou o investidor que comprou COGN3 em 2015?

Há 5 anos as ações de COGN3 valiam, cada papel, 11,96 reais. O investidor que tivesse segurado 1000 ações COGN3, a época KROT3, teria perdido dinheiro. Em 13/Jul/2020 COGN3 bateu 8,68 reais por ação.

Quanto ganhou o investidor que comprou COGN3 em 2019?

Há 1 ano (16/07/2019) aproximadamente, o investidor que comprou 1000 ações ao preço de 11,74 reais (cotação de 16/07/2019) também teria perdido dinheiro caso optasse por realizar o lucro 1 ano depois, em 16/07/2020.

Quanto ganhou o investidor que comprou COGN3 no início da crise do corona?

Em 19/03/2020 na semana de início da quarentena no país, quando a Bolsa despencou, COGN3 foi a 4,77 reais por ação. O investidor com mil ações, compradas em 19/Mar, ao segura-las por quatro meses teria feito um lucro de aproximadamente 80%. Em 13/Jul COGN3 bateu 8,68 reais por ação.

cogn3-acoes-na-crise-corona

Entrar em Cogna agora ou deixar para depois?

Atente-se ao conselho de Peter Lynch para investir somente naquilo que se conhece. Lembre-se também que Luiz Barsi, com sua estratégia voltada para dividendos, compra o Dividend Yield da empresa, com raras exceções.

Então temos a pergunta: que tipo de investidor você é? Um investidor trader ou um investidor de valor (value investing)? Caso o seu capital seja acima de 300 mil tente também conhecer o seu perfil de investidor.

Há momentos em nossa vida que se necessita mais cautela, outros momentos mais ousadia, há também o meio termo. Perfis como conservador, moderado ou agressivo se refletem na sua forma de investir, seja uma abordagem trader ou de value investing.

Quando um assessor de investimento pode ajudar?

Nos dois tipos de abordagens, trader ou value investing, um assessor de investimento pode ajudar. Para o investidor com pouco conhecimento o assessor de investimento pode servir como um consultor, para não se cair em armadilhas e andar sempre num caminho seguro e já trilhado.

Para o trader

Para o trader, o assessor de investimento pode trazer uma eficiência maior, neste caso o investidor trader precisa operar uma quantia maior.

Em qualquer das abordagens um assessor pode ser determinante na definição, junto ao cliente, de uma boa carteira de investimentos, enquanto fornece a manutenção adequada a esta carteira, juntamente com o próprio investidor.

Respeite seu perfil de investidor

Em ambas modalidades, onde o investidor possui um assessor de investimento e o mesmo tem atitude proativa ou na modalidade onde o assessor atua somente quando é acionado pelo investidor. O importante é o próprio investidor entender qual a configuração mais adequada para o seu perfil de investidor.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários