Por que contratar um coaching de investimentos? Entenda mais!

Os profissionais de coaching são cada vez mais procurados por diferentes pessoas na expectativa de conseguirem soluções de sucesso para seus empreendimentos. Como são especializados em compreender as habilidades, as necessidades e as experiências das pessoas, eles podem orientá-las com maior segurança em relação a certos aspectos da vida, inclusive o financeiro e o de investimentos.

Veja como a contratação de um coaching de investimentos pode ajudar você a organizar melhor seu dinheiro e a aplicá-lo em investimentos mais promissores!

O coaching de investimentos pode te ajudar em sua situação financeira

O coaching explora o potencial do ser humano, a forma como o cliente se comporta diante de determinadas situações, qual a rotina dele, quais os objetivos que ele almeja, quais dificuldades encontrará para conquistá-los.

Educação financeira

A partir dessa análise e desses questionamentos, ele se torna um profissional habilitado para avaliar, juntamente com o cliente, a situação financeira em que ele se encontra e pode ajudá-lo a definir prioridades, a ter uma percepção mais realista de seus rendimentos, a manter em ordem suas finanças, a considerar oportunidades de aumentar sua rentabilidade, a gerenciar riscos – mostrando os efeitos de uma vida desregrada financeiramente -, a compreender em que consiste a educação financeira e porque ela é tão importante e muitas outras coisas.

Melhores soluções

O coaching poderá ajudar seu cliente a descobrir as melhores soluções para se livrar de dívidas pesadas, desenvolvendo um planejamento pessoal bem orientado às necessidades dele. Uma coisa muito especial que esse profissional pode fazer por você é te dar estímulo e motivação para não desistir, para superar as dificuldades e encarar os desafios, por mais difíceis que eles sejam ou possam parecer.

Em algumas situações, ele pode ser realmente o mastro em que o cliente se agarra durante um naufrágio e que vai conduzi-lo em segurança a terra firme.

Guia de Planejamento Financeiro Pessoal e investimentos

O perfil das pessoas que necessitam do apoio de um coaching

O acompanhamento de um coaching de investimentos é recomendado para pessoas em diferentes situações, como as que seguem elencadas abaixo:

  • pessoas muito endividadas e sem condições de organizar suas contas;
  • pessoas que alimentam objetivos e sonhos que exigem altas somas de dinheiro, mas ainda incapazes de traçar um planejamento pessoal e financeiro para alcançar metas;
  • gestores de empresas que pretendem otimizar suas relações com as finanças corporativas, mas não dispõem de uma orientação qualificada para essa aproximação;
  • jovens recém-formados que estão experimentando um primeiro contato com a vida financeira e, consequentemente, ainda não estão muito aptos a se organizar financeiramente;
  • pessoas sem problemas financeiros, mas que desejam novos investimentos e estão perdidas, sem saber por onde iniciar, com muitas dúvidas sobre o melhor tipo de investimento e sobre a qualidade do retorno que terão.

Como contar com um coaching de investimentos

Para contar com um coaching de investimentos, é preciso estar disposto a aprender mais e a mudar alguns de seus hábitos financeiros. Se você insiste em manter hábitos que te afastam cada vez mais da prosperidade financeira, de nada adianta procurar a ajuda do profissional especializado. É a mesma coisa de um paciente que se recusa a fazer o tratamento prescrito pelo médico para melhorar a saúde de seu organismo, para combater uma doença que está debilitando a pessoa gradualmente.

Saúde financeira

Uma das mais terríveis “doenças”, quando se fala em saúde financeira, é o endividamento descontrolado. O coaching ajudará a resolver esse e outros problemas de modo que, com o tempo, o cliente volte a gozar de estabilidade econômica.

Consequências e resultados

Ele desenvolverá um programa personalizado individual, que deverá ser seguido tal como um praticante de musculação segue as etapas de seu treinamento definidas pelo personal trainer. O período do treinamento pode variar, podendo durar, por exemplo, 5 meses. O foco do treinamento é a parte operacional e psicológica, ou seja, é um treinamento bidirecional, em que o coaching de investimentos fará de tudo para que seu cliente aprenda a visualizar consequências e resultados.

Estratégias e técnicas

Os programas de treinamento voltados para investimentos podem apresentar uma parte teórica e outra prática. Na teoria, são abordados temas diversos, como:

  • Day Trade,
  • Renda Fixa,
  • Renda Variável,
  • Análise Técnica,
  • Mercado Futuro,
  • Técnicas Operacionais,
  • Gestão de Carteiras e assim por diante.

Os horários e os dias de assessoria e treinamento costumam ser bastante flexíveis, respeitando a disponibilidade do cliente. O investidor aprenderá diversas estratégias e técnicas e responderá perguntas como:

  • por que usá-las?
  • quando usá-las?
  • como usá-las?
  • onde usá-las?

O investidor terá à sua disposição um manual integral para escolher a estratégia mais adequada ao instrumento e ao momento em questão.

Palestra Ao Vivo com Daniel Guedine

As mudanças para o investidor depois da assessoria

Muita coisa mudará para o investidor depois que ele receber a devida assessoria do coaching de investimentos. Já depois da primeira semana de treinamento, ele gozará de ampla visibilidade das oportunidades que poderá aproveitar no mercado financeiro. A sua compreensão do portfólio de investimentos torna-se muito mais clara.

Gestão da sua carteira de investimentos

E não apenas do portfólio! O investidor consegue entender melhor como deverá se inserir nesse mercado para aproveitar as melhores chances, pois desenvolverá noções de percepção financeira muito mais aguçadas, associadas aos riscos que envolvem os investimentos. Também estará habilitado a fazer a gestão de sua carteira de investimentos com mais confiança e segurança.

Crescer de forma equilibrada

Dessa maneira, ele será capaz de crescer economicamente de forma mais equilibrada, diminuindo gradativamente os perigos de perdas e otimizando o percentual de retorno financeiro, ou seja, de rendimentos. Ele se transforma em mais que um simples investidor — vira um verdadeiro estrategista no mercado financeiro.

As vantagens do coaching de investimentos

Considerando tudo que até agora foi explicado, fica evidente que contar com a assessoria de um coaching de investimentos só vai trazer benefícios para a pessoa, seja ela física ou jurídica. No caso de uma empresa (mesmo de um MEI), será possível definir outras metas (mais realistas e vantajosas para o negócio), conquistar outros mercados, elaborar estratégias diversificadas e mais eficientes, motivar os empregados, treinar e atualizar os gestores e os líderes de equipes, incentivar a eficiência dos funcionários a fim de que possam alcançar resultados mais satisfatórios, integrar as equipes, desenvolver as metas, entre outros.

O coaching despertará no cliente a autoavaliação, a autodescoberta, a capacidade de julgar suas próprias ações e identificar (e assumir) suas consequências. O cliente terá disciplina para pensar antes de tomar qualquer decisão, bem como ficará mais motivado a perseguir suas metas e seus objetivos.

Outros benefícios que o cliente ganhará são: a empatia para compreender mais o outro, as habilidades sociais para conquistar uma rede de relacionamentos mais diversificada e favorável, a capacidade reflexiva para cogitar sobre suas inseguranças, seus medos e os desafios que possuem pela frente.

44 citacoes inspiradoras sobre prosperidade financeira

Obtenha uma grande diferencial

Entendeu agora porque contratar um coaching de investimentos vai ser um grande diferencial para você otimizar a gestão de suas finanças pessoais e de negócio e melhorar a prática de investimentos? Deseja se aperfeiçoar nesse campo? Iniciar com uma rápida e efetiva consulta com um assessor de investimentos pode ser o primeiro passo. Descubra como!

Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários