fbpx

Margem de segurança e o Cerco de Jadotville

Como relacionar o conceito de margem de segurança para os investimentos, delineado por Benjamin Graham na década de 40 e o cerco a Jadotville ocorrido em 1961 contra soldados irlandeses representando a ONU no Congo (África Central).

O Conceito de Margem de Segurança

Benjamin Graham trouxe para os investimentos o conceito de margem de segurança, surgido no seu livro (não traduzido para o português) “Security Analysis”.

De uma forma muito resumida e simplificada Graham orienta o investidor no sentido de que assuma a responsabilidade de garantir que nunca perderá a maioria de seu dinheiro ou todo ele. Ao se recusar a pagar demais por um investimento, o investidor minimiza as chances de que sua riqueza desapareça ou de repente seja destruída.

O paragrafo acima basicamente resume a regra número 1 de investimento de Warren Buffett.

Pagar um preço menor que o valor

Em ações, o conceito de margem de segurança significa pagar pela ação um preço muito menor que ela na verdade vale. Porém, para chegar a esta conclusão é preciso avaliar diversas variáveis desta empresa. E, só assim será possível concluir que o seu valor é, digamos 20% superior ao preço que está sendo cobrado por ela. A margem de segurança não será estes 20%, é preciso em seguida comparar este valor com o retorno de um investimento de baixo risco.

Por outro lado, veja este exemplo. Quando temos uma caminhada a fazer por uma trilha na mata, se esta trilha tem em média a duração de duas horas (ida e volta), eu sei que um litro de água é o mínimo necessário. Se eu levo dois litros de água eu estou criando uma margem de segurança. O caso do avião da Chape que caiu, o piloto deu margem de segurança ZERO, em relação ao plano de viagem (vide combustível).

O Cerco a Jadotville

O Cerco de Jadotville ocorreu no Congo (África Central) em 1961, durante a intervenção de tropas da ONU na região do estado de Katanga. Uma companhia do 35º batalhão do Exército Irlandês. O batalhão irlandês nunca tinha estado em combate, porem o seu comandante tinha um conhecimento e inteligência muito acima da média e isso claramente fez a diferença no resultado.

O batalhão irlandês foi enviado para uma situação de crise onde os interesses políticos estavam acima da compreensão da razão do porque estavam ali. Portanto, inicialmente acharam que nada aconteceria, mas o comandante do batalhão após estudar a situação e observar cuidadosamente o ambiente entendeu que seriam atacados e preparou-se para este momento.

A tropa irlandesa foi atacada em Jadotville e mesmo em grande desvantagem resistiram por 5 dias, não recebendo nenhuma ajuda ou suprimento externo, pois tropas da ONU enviadas para ajudar não foram capazes de atravessar a barreira imposta pelos atacantes (tropas do congo e mercenarios franceses e belgas).

Neste cerco de Jadotville, a tropa irlandesa se defendeu com 150 soldados, tendo sido atacada, no total, por quase 3000 soldados. E devido a estratégia bem feita, plano de defesa e eficiência na execução, eles não sofreram nenhuma baixa. Renderam-se no sexto dia após seus suprimentos chegarem ao fim e retornaram para a Irlanda alguns meses depois.

Investindo com margem de segurança

A idéia foi exemplificar, de forma a mostrar para o investidor a importância de se antecipar e aplicar uma margem de segurança nos investimentos, antes de tudo.

Peter Lynch diz, talvez um pouco polêmico, para o investidor de ações adquirir o próprio imóvel residencial antes de investir em ações. Isso de certa forma é uma margem de segurança para o investidor antes de começar sua jornada.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários