Casas de análise: Qual é melhor para recomendações de investimentos?

Por Vinicius Brandao - 14/01/2021
.

Na última década e mais especificamente nos últimos cinco anos, o número de investidores na bolsa de valores brasileira aumentou substancialmente. Atrelado a esse movimento, aumentaram também a quantidade de casas de análise de investimento. Elas fornecem planos de compra com relatórios e recomendações de investimentos com diferentes estratégias.

Entre as casas de análise, há tipos diferentes de filosofias de investimentos nos relatórios oferecidos. Nesse sentido, é importante para o investidor conhecer bem como cada casa estrutura seus relatórios e quais fundamentos elas utilizam. Além disso, é importante estar atento para os falsos especialistas que vem crescendo nas redes.

O que são as casas de análise?

As casas de análise de investimentos são empresas formadas por uma série de analistas de investimentos que realizam relatórios com recomendações de investimentos e composição de portfólio.

Esses relatórios podem ser os mais variados possíveis. Possuem indicações para formação de uma carteira diversificada por classe de ativo, voltada para ações boas pagadoras de dividendos, fundos imobiliários, investimento internacional e até mesmo day trade.

Os critérios utilizados para realização dos relatórios pode variar também de casa para casa, visto que cada analista utiliza fundamentos diferentes. A grande maioria das casas de análise utiliza o conceito de value investing criado por Benjamin Graham nos anos 1930. Contudo, há também casas que focam na análise gráfica e possibilitam investimentos voltados para o curto prazo.

Regulamentação das casas de análise

Visto o aumento expressivo do número de casas de análise, essas empresas foram regulamentadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Dessa forma, para uma empresa dessa operar ela precisa estar registrada nesse órgão.

Além disso, os analistas de investimentos que realizam as análises nessas casas precisam ser certificados pela APIMEC (Associação dos Analistas Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais). Essa certificação é alcançada a partir da aprovação em uma prova realizada periodicamente pela própria APIMEC.

Influencers de investimentos

Além do aumento das casas de análise, aumentaram também a quantidade de pessoas que realizam recomendações de investimento nas redes sociais. Esse aumento levantou um alerta na CVM que soltou nota apontando que os profissionais de investimento precisam estar certificados para realizar esses tipos de recomendações.

Nesse sentido, é importante estar atento sempre à reputação tanto de analistas independentes quanto com relação às próprias casas de análise. Relação similar acontece com assessorias de investimento, é sempre importante verificar se o profissional que você irá contratar está devidamente regulamentado para exercer aquela atividade.

Principais casas de análise no Brasil

Estima-se que hoje no Brasil existem entre 10 e 15 casas de análise em atividade. Todavia, algumas dessas casas possuem bastante destaque no mercado de capitais nacional. Entre as principais casas estão:

  • Suno Research;
  • Nord Research;
  • Empiricus;
  • Dica de Hoje Research.

Cada uma dessas casas possuem uma estratégias para ofertar relatórios com recomendações de investimento e algumas delas possuem estratégias bem específicas. Nesse sentido, vamos analisar quais os relatórios de cada uma dessas casas e quais os tipos de análise são realizadas por cada uma.

Suno Research

A Suno Research é uma das maiores e mais famosas casas de análise de investimentos em atividade no mercado brasileiro. A companhia explicitamente adota a análise fundamentalista, o value investing e o buy and hold como seus critérios primordiais de análise.

Nesse sentido, a empresa não oferece relatórios de análise focados em análise gráfica e operações de curto prazo, como day trade, por exemplo. Essa casa costuma orientar seus clientes com análises que visam o longo prazo e ativos que apresentem bons fundamentos econômicos.

Além disso, vale ressaltar que um dos valores que a Suno prega é a educação financeira da população. Os seus gestores costumam ressaltar que um dos focos da companhia é também levar educação financeira para seus clientes e para a população em geral.

Esse conceito se reflete nos cursos oferecidos pela companhia (pagos e gratuitos), e-books, os quais provém uma série de informações básicas e até como realizar valuation de ações. Essa casa oferece ainda o serviço de consultoria personalizada para investidores.

Relatórios ofertados pela Suno

A Suno oferece em seu site, nove assinaturas diferentes de relatórios, os quais perpassam por diferentes classes de ativos. Esses relatórios são:

  • Suno Premium;
  • Suno Start;
  • Internacional;
  • Renda variável;
  • Ações;
  • Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs);
  • Fundos de investimentos;
  • Small Caps;
  • Suno Black.

Os relatórios ações, FIIs, fundos de investimentos e Small Caps são assinaturas que oferecem análises e recomendações sobre cada um desses tipos de ativos em específico. Dessa forma, esses relatórios acabam sendo interessantes para investidores que focam apenas em um desses tipos de ativos.

O Suno Premium já possui um foco maior na composição da carteira, portanto, é uma assinatura que na prática engloba ações, renda fixa, fundos imobiliários e apresenta estratégias para composição de uma carteira de investimentos de forma diversificada.

Estratégia parecida é realizada com relação ao Suno Start, essa é uma assinatura voltada para jovens investidores e tem um caráter mais educativo. Já a assinatura renda variável mescla os relatórios de ações e fundos imobiliários.

Além desses relatórios mais convencionais, a Suno oferece ainda uma assinatura voltada para investimentos internacionais. Nesse caso, o foco da assinatura é análise de empresas estrangeiras, especialmente aquelas listadas em países de moeda forte e nas principais bolsas de valores do mundo.

Essa casa de análise oferece ainda a assinatura Suno Black que basicamente é uma assinatura que engloba todos os relatórios da empresa. Essa seria uma alternativa para investidores que possuem diferentes classes de ativos na sua carteira.

Temas não abordados pela Suno

Como apontado acima, a Suno tem como foco o value investing, portanto, essa casa não oferta relatórios e assinaturas com visão de curto prazo. Nesse sentido, nenhum dos relatórios contém análises gráficas, por exemplo.

A partir dessa mesma lógica, a casa também não oferece relatórios voltados para criptomoedas ou criptoativos de forma geral. Há a compreensão de que não há fundamentos suficientes para análise desse tipo de ativo, o que inviabiliza a recomendação desses ativos para os investidores. Essa é inclusive uma opinião compartilhada por Henrique Bredda, do Fundo Alaska.

Nord Research

Os conceitos da Nord Research se assemelham aos conceitos da Suno. Essa casa de análise também coloca o value investing como a base fundamental das suas análises. Dessa forma, as assinaturas e relatórios comercializados por essa companhia apontam para empresas com capacidade de gerar lucros no longo prazo.

A empresa afirma textualmente que o seu compromisso é com a disseminação de informações financeiras de forma responsável. Dessa forma, a companhia não realiza indicações para investimentos de curto prazo com foco especulativo. Nesse sentido, o objetivo dessa casa é proporcionar ao investidor a capacidade dele realizar suas análises e tomar boas decisões.

Artigos dos principais analistas

Um ponto interessante com relação à Nord Research é a divulgação de artigos periódicos com análises dos seus analistas sobre a situação do mercado e os movimentos a nível macro que estão acontecendo. Essa atividade da Nord corrobora também com a ideia de difundir conceitos de educação financeira para todos que acessam o conteúdo dessa empresa.

Esses artigos não fazem parte dos relatórios de análise da companhia e sim são artigos abertos ao público. A difusão desse tipo de conteúdo colabora para que os investidores tenham maior facilidade de compreender como os movimentos de mercado respondem a fatores mais gerais da economia e da sociedade como um todo.

Sobre esse ponto, vale lembrar dos conceitos de Jim Rogers. Este investidor apresenta que para aproveitar boas oportunidades é importante conhecer também a sociedade de forma geral e não apenas finanças. Visto que as maiores tacadas dele no mundo dos investimentos foi antecipando grandes mudanças no comportamento das pessoas.

Relatórios ofertados pela Nord Research

A Nord possui em seu portfólio 9 relatórios para assinatura e alguns combos juntando alguns desses relatórios. Esses 9 relatórios são:

  • Dividendos;
  • Fundos Imobiliários;
  • Fundos de Investimentos;
  • O Investidor de Valor;
  • Renda Fixa Pro;
  • Small Caps;
  • Anti-Trader;
  • Nord Global;
  • Nord 10x.

Os relatórios de fundos imobiliários, fundos de investimentos e small caps são auto explicativos, são relatórios com foco em análises em cada um desses tipos de ativos. O relatório de dividendos são focados em empresas com bom histórico e boas perspectivas de distribuição de dividendos na bolsa brasileira.

Um ponto a ser destacado na Nord é a existência de uma assinatura específica para investimentos em renda fixa, o que não existe na Suno, por exemplo. No caso desse relatório, o foco da casa é apresentar alternativas de renda fixa que possibilitem ganhos mais agressivos em comparação com basicamente alocar seu capital em um fundo DI.

Outro relatório da companhia que chama a atenção é o anti-trader. Essa assinatura da Nord seria a que mais se aproxima de análises de curto prazo. Contudo, o foco dessa assinatura é busca por operações estruturadas no mercado de renda variável justamente para aproveitar os erros de investidores que operam como trader.

Além disso, essa casa possui uma assinatura que remete ao grande investidor americano Peter Lynch, o Nord 10x. Lynch costuma afirmar que é necessário que o investidor busque ações de empresas capazes de valorizar em dez vez, as famosas tenbaggers ou fifteenbaggers. Essa assinatura da Nord visa justamente buscar esse tipo de ação nas análises.

Empiricus

A Empiricus é uma das casas de análise mais famosas do Brasil e também a que mais se diferencia das demais. Diferente da Suno e da Nord, a Empiricus não se restringe ao value investing e busca também ofertar assinaturas para traders a partir de análises gráficas e investidores que operam day trade.

A política de publicidade da empresa em torno desse tipo de publicação é inclusive bem agressiva o que já chegou a gerar uma série de polêmicas. O caso mais famoso é de um vídeo publicitário no qual aparece uma mulher de 22 anos chamada Bettina que diz ter passado de um patrimônio de R$ 1.500,00 para mais de R$ 1 milhão de reais em três anos com compra de ações.

A lógica da companhia é que as indicações da Empiricus são indicações de investimentos que os próprios analistas realizariam na pessoa física. Dessa forma, eles só indicam o que eles mesmo fariam com o próprio capital.

Relatórios ofertados pela Empiricus

Como a Empiricus atua com diferentes conceitos de investimentos, a gama de relatórios que essa casa de análise oferta também é maior. Entre os relatórios ofertados por essa casa estão:

  • Renda imobiliária;
  • High Yield;
  • Strategic Intelligence;
  • Melhores fundos de investimentos;
  • Double income;
  • Vacas leiteiras (dividendos);
  • Empiricus Crypto Legacy;
  • Empiricus Fire;
  • Microcap alert;
  • Empiricus Serious trader;
  • Exponential Coins;
  • Flash trader;
  • Money rider;
  • Trader’s pack;
  • Ações exponenciais.

É possível verificar que além dos relatórios tradicionais ofertados pela maioria das casas de análise como fundos de investimentos, fundos imobiliários e high yield (renda fixa), a Empiricus oferece também uma série de assinaturas voltadas para traders.

O Empiricus Serious Trader, por exemplo, é uma relatório que prioriza operações de curtíssimo prazo e se apresenta como um dos produtos mais rápidos da casa. Nessa mesma lógica, está o Empiricus Fire que é uma assinatura cuja filosofia é prover ganhos que possibilitem aos investidores se aposentarem o quanto antes e conseguirem viverem de rendimentos financeiros.

Contudo, apesar de não serem os relatórios que ficam mais em destaque na companhia, a casa também oferece relatórios voltados para análise fundamentalista e também similares à lógica de Peter Lynch das tenbaggers. Em suma, os relatórios que se assemelham a essa estratégia são o Ações Exponenciais e o Exponential Coins. Além de oferecer o relatório sobre empresas boas pagadoras de dividendos, que nessa casa é chamado de Vacas Leiteiras.

Mercado de criptomoedas

Além dos relatórios convencionais e para traders, outro ponto a ser destacado da Empiricus é a existência de um relatório que foca no mercado de criptoativos, o Empiricus Crypto Legacy. Esse relatório, sem dúvidas, é um dos mais que se diferenciam das demais casas de análise.

Nesse sentido, essa assinatura busca apresentar aos clientes da Empiricus uma visão macro desse mercado para que vá além do bitcoin. Dessa forma, as análises perpassam tanto pelas principais criptomoedas do mercado como também por outros cryptoativos e inovações tecnológicas do gênero.

Dica de Hoje Research

Dentre as quatro casas de análise apresentadas nesse artigo, o Dica de Hoje Research é a menos conhecida no mercado. Essa casa de análise surgiu a partir de um Canal de Youtube de recomendações de investimentos surgido em 2016. No ano seguinte, seu fundador Daniel Nigri resolveu abrir oficialmente uma casa de análise de investimentos.

A filosofia de investimentos do Dica de Hoje Research se assemelha mais à Suno e a Nord. É uma casa de análise que foca suas análises em value investing e segundo a própria casa monta suas carteiras baseada em fórmulas e conceitos de grandes investidores do passado e do presente.

Relatórios ofertados pela Dica de Hoje Research

A Dica de Hoje Research oferece 9 relatórios diferentes, sendo 8 pagos e 1 gratuito. Entre os relatórios que essa casa oferta estão:

  • Dica de Hoje Ações;
  • Small Caps;
  • Dica de Hoje Internacional;
  • Estratégia Xeque-Mate;
  • Carteira Z – Fundos de Investimentos;
  • Fundos Imobiliários;
  • Carteiras calculadas – Ações;
  • Resultado das empresas – Ações;
  • Renda Fixa;
  • Dica de Hoje Beginner;
  • Membros Bronze (Gratuita);
  • Produtos recomendados e Cursos.

Como é possível verificar, essa casa de análises oferta relatórios com conceitos básicos focados em cada tipo de classe de ativo. A carteira Dica de Hoje Ações, por exemplo, foca o mercado de renda variável como um todo. Contudo, há também uma assinatura voltada exclusivamente para small caps.

Já a Carteiras Calculadas – Ações possui um viés de buscar as ações com maior potencial de valorização no longo prazo. Mais uma vez uma casa de análise que utiliza o conceito de Peter Lynch das tenbaggers. Além disso, há uma assinatura voltada para investimentos no exterior, o que tende a incluir também investimentos em BDRs, modalidade que foi expandida recentemente no Brasil.

A casa também oferta carteiras voltadas totalmente para investidores iniciantes. É o caso do Dica de Hoje Beginner e também do Membros Bronze, sendo que esse último é o relatório gratuito da casa.

Além disso, vale destacar que essa casa de análise oferta uma carteira específica para recomendação de produtos e também cursos. Nesse sentido, a questão de difusão de conhecimento financeiro no caso dessa casa é realizado a partir de uma assinatura específica.

A Dica de Hoje possui ainda uma carteira bem específica chamada Estratégia Xeque-Mate. Essa assinatura é voltada para operações estruturadas. Em geral, essas são operações mais complexas que utilizam derivativos para montar uma posição visando um objetivo dentro de um prazo específico.

Conteúdo não disponível na Dica de Hoje Research

Assim como na Nord e na Suno, a Dica de Hoje não oferta relatórios voltados para traders. Nesse sentido, a empresa mantém o seu conceito de investimento em valor e não de indicar investimentos com foco no curto prazo. Além disso, nessa mesma lógica, a casa não oferta relatórios voltados para cryptoativos.

Também vale ressaltar que essa casa de análise tem menos oferta de conteúdos como cursos gratuitos e e-books entre as casas citadas. Nesse sentido, apesar de possuir uma newsletter com informações de mercado, essa casa de análise não investe na propagação de outros conteúdos diferentes das assinaturas ofertadas.

Considerações finais

A contratação dos serviços de casas de análise pode ser uma alternativa interessante tanto para jovens como para investidores que já estão há algum tempo no mercado. Visto que esses relatórios são produzidos por analistas com larga experiência, eles podem contribuir para os investidores aproveitarem grandes oportunidades no mercado de capitais.

Contudo, vale a ressalva que é importante conhecer bem qual a filosofia dos investimentos indicados pelas casas de análise e se ele de fato se encaixa no seu perfil de investidor. Para além disso, é importante acompanhar a credibilidade de qualquer uma dessas casas, visto que o histórico da companhia tende a ser um fator importante de análise no momento de contratar esse tipo de serviço.

Vinicius Brandao

Vinicius Brandao

É economista e autor no blog Caminho para Riqueza.