fbpx

Cannabis fundo de ações: como investir no primeiro fundo de ações de maconha

O primeiro fundo de ações com exposição à indústria de cannabis foi lançado pela gestora de recursos Vitreo, considerado o jeito mais simples de investir, de uma só vez, em várias empresas do setor de cannabis.

Investindo em cannabis

Ousadia ou apenas a evolução do mercado de ações no Brasil? A gestora promove 3 razões para o investidor conhecer seus dois fundos de investimento em empresas de cannabis nos Estados Unidos e Canadá:

  • Invista em um setor inovador, com alto potencial de valorização;
  • Não precisa abrir conta no exterior;
  • Invista em empresas que estão melhorando a qualidade de vida de muitas pessoas, especialmente no desenvolvimento de medicamentos e pesquisas.

Cannabis é a matéria-prima das empresas

Os fundos de ações canabidiol da gestora de recursos Vitreo são:

  • Canabidiol FIA IE, para investidores qualificados;
  • Canabidiol Light FICFIM, para investidor geral.

Canabidiol FIA IE

O fundo Canabidiol investe 100% em ações no exterior e é destinado exclusivamente ao investidor qualificado. O investidor deve ter pelo menos R$ 1 milhão em aplicações financeiras.

Características do fundo

O fundo possui 1,5% de taxa de administração ao ano e taxa de performance de 20%. Carência de 32 dias para resgate e é considerado um fundo de alto risco. Em casos como este minha sugestão é conversar com seu assessor de investimento e entender o porquê um fundo de ações como este vale o risco do investimento.

Canabidiol Light FICFIM

O fundo Canabidiol Light investe 20% no fundo Vitreo Canabidiol FIA IE (leia acima sobre este fundo) e 80% no fundo Pi Selic FIRF Simples (em títulos públicos pós-fixados com taxa zero). É um fundo destinado ao investidor geral.

Características do fundo

O fundo possui taxa de administração de 0,056% ao ano e não tem taxa de performance. Carência de 12 dias para resgate e é considerado um fundo de médio risco.

Exposição ao dólar

Uma característica deste fundo é a sua exposição ao dólar. Não há um hedge que proteja o investidor caso o dólar caia. Por se tratar de investimento em ações nos Estados Unidos e Canadá isto deixa os investidores numa situação de exposição a variação cambial, o que pode ser bom ou ruim, dependendo da sua estratégia de investimento. Caso tenha dúvidas nisso, uma conversa com seu assessor de investimento pode ajudá-lo.

O que é um fundo de ações

Fundo de ações é um fundo mútuo, onde diversas pessoas participam, investindo um determinado valor e ganhando o direito ao lucro obtido de acordo com o número de cotas que detém do fundo.

Tipos de fundo de ações

O fundo de ações pode ser dividido em 4 categorias principais, segundo a ANBIMA:

  • Investimento no Exterior: o fundo é composto por ações e índices de ações estrangeiros. Este é o caso do fundo Canabidiol.
  • Indexado: a cada investimento que você faz, adquire uma coleção de frações de ações listadas no índice ao qual estão correlacionadas. É baseado mais em índices do que em ações propriamente ditas;
  • Ativos: corresponde a um conjunto de ações blue chips, small caps, carteiras de dividendos, etc;
  • Específico: geralmente para grupos fechados de ações ou outros tipos de ativos negociados na bolsa de valores;
assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Escreve sobre investimentos e tecnologia.

Comentários