fbpx

Como investir em BRAX11, a ETF que diversifica em 100 empresas

Como investir na Bolsa de Valores com a maior diversificação possível? Investindo nas 100 empresas mais negociadas da Bolsa de uma única vez, conheça a ETF BRAX11.

100 empresas

O índice IBrX-100 representa o desempenho das 100 empresas mais negociadas na BM&FBovespa. Este é um índice criado e atualizado pela Bolsa de Valores.

ETF na carteira de investimentos

O BRAX11 é um Exchange Traded Fund – ETF – que acompanha a rentabilidade deste índice, o IBrX-100.

Sendo assim, o ETF BRAX11 é um ativo financeiro que “copia” a rentabilidade de uma carteira composta pelas cem empresas do índice IBrX-100.

John Bogle, o investidor que criou o fundo de índice (ETF) escreveu o livro “O Investidor de Bom Senso” onde explica em detalhes seu método de investimento cuja fundamentação principal é composta por fundos de índice.

Conheça a lista de “livros dos investidores” indicado pelo Caminho para Riqueza.

BRAX11 na Bolsa

O BRAX11 é um ETF, mas existem outros ETFs que acompanham o desempenho de ações da bolsa, como o BOVA11, o BOVB11 e o PIBB11. Entretanto, o BRAX11 é o único ETF que “clona” o índice IBrX 100.

O BRAX11 é administrado pela gestora BlackRock e funciona como um fundo de investimento. Sua taxa de administração anual é de 0.20%.

Rentabilidade

A rentabilidade desta ETF somente acontece quando ocorre uma valorização das 100 empresas mais negociadas na Bolsa de Valores.

É importante então o investidor entender os critérios de escolha destas 100 empresas do IBrX-100, que periodicamente vão mudar, pois a natureza é de mudança. Alguns critérios são:

  • A empresa precisa estar entre as 100 mais negociadas;
  • A empresa precisar ter presença em 95 dos pregões.

Investindo em BRAX11

Antes disto o investidor deve entender como distribuir a sua carteira de investimentos entre os ativos disponíveis. No momento, eu gosto da forma como a Luciana Seabra sugere investir:

  • 30% do seu portifólio em Bolsa de Valores;
  • Ao menos 3X do seu custo mensal em um ativo líquido;
  • Ao menos 5% do seu patrimônio em proteções (ouro, dólar, etc).

Entendido isto, o investidor deve abrir uma conta de investimento em uma corretora de valores. Transferir o dinheiro para a conta e começar a operar via plataforma online do home broker.

Outras ETFs para investir

Falamos de ETFs indexados a índices amplos (Ibov, IBrX-50, IBrX-100), mas há os ETFs que replicam índices setoriais:

IVVB11 é o ETF de índice amplo que replica o S&P500 da Bolsa americana.

Outras ETFs também interessantes são ETF de Ouro e ETF de prata, estas ainda não disponíveis na Bolsa Brasil.

etf ebook - fundo negociado em bolsa

Atualizado em 01/09/2020 por Éverton.
Artigo escrito em 07/01/2020.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários