fbpx

BOVB11, como começar a investir

O BOVB11 é um ETF ou fundo de índice que reproduz o desempenho da carteira de ações do índice Ibovespa. Ela é negociada diretamente na Bolsa de Valores e pode ser adquirida através do sticker BOVB11 diretamente pelo Home Broker do investidor.

Esta ETF pode ser usada de várias formas pelo investidor. Uma delas é como um tipo de proteção, por exemplo apostando “contra a bolsa”.

Para um iniciante em investimentos financeiros o fundo de índice BOVB11 pode ser uma forma muito “segura” de investir em ações. “Seguro” que não deixa de ser arriscado, porque o investidor investe na Bolsa como um todo, em mais ou menos 50 ações de uma única vez, isto significa investir em BOVB11.

Portanto, o BOVB11 só vai mal quando a Bolsa de Valores toda vai mal, podemos afirmar. E vai bem quando a Bolsa toda vai bem!

O índice Ibovespa ou Ibov

O índice Ibovespa é o índice de ações mais famoso no Brasil. Ele representa as empresas de maior valor e liquidez na Bolsa de Valores brasileira.

Taxa de administração

Por ser um fundo de investimento não tradicional, um fundo de índice, o valor pago como taxa de administração é muito menor, no caso do BOVB11 0,20% ano.

Outras ETFs de índice Ibov

Não há somente uma ETF que segue o desempenho do Ibovespa, além de BOVB11 encontramos BOVV11 e BOVA11, porém ambas possuem taxas de administração maiores que BOVB11.

História do ETF – Exchange Trade Funds

A ETF foi criada pelo grande investidor e fundador da Vanguard, John Bogle. Sua maior motivação foi a vontade de tornar os fundos mais acessíveis para os pequenos investidores, pois os fundos de investimentos em geral cobram taxas de 2,0% ao ano ou mais.

Além disso, do lado da gestão do fundo, veio também uma maior simplicidade para administrar o fundo de ETF, pois este possui uma gestão passiva. Gestão essa que apenas acompanha o portifolio de ações listado no índice.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários