fbpx

BOVA11 é o maior ETF no mercado financeiro brasileiro

BOVA11 é uma ETF somente de ações do índice Ibovespa e atualmente um dos ativos mais negociados na bolsa de valores.

O BOVA11 (iShares Ibovespa Fundo de Índice) é um ETF (Exchange Traded Fund) administrado pela Black Rock que replica o índice Bovespa (Ibovespa) e foi lançado em fevereiro de 2008. O Ibovespa representa o desempenho das ações que compõem 85% dos negócios da Bolsa de São Paulo. 

O que são ETFs e o que há disponível para investir

ETF são fundos que replicam a carteira de um índice e são negociados nas bolsas de valores (B3, Nasdaq, NYSE, Tokyo, Hong Kong, etc), como se fossem ações. Os ETFs são, portanto, fundos de índice.

Para comprar ou vender o investidor acessa o seu home broker da corretora de valores e compra ou vende o sticker BOVA11.

As ETFs possuem algumas vantagens interessantes, como por exemplo a sua taxa de administração anual, muito baixa, entre 0,1% e 1%. E sua grande diversificação de ativos. ETFs de small caps (SMAL11), que replica o índice SMLL, com dezenas de empresas small caps listadas na Bolsa B3.

ETFs de dividendos, com empresas que pagam dividendos, como BBSD11 DIVO11. Existe até ETF de ouro e ETF de prata, estas ainda não disponíveis no mercado financeiro brasileiro.

Baixe e leia nosso eBook sobre ETF para saber mais e aprender a investir em ETFs,

ETF ebook - caminho para riqueza

Cuidando do seu investimento

Se você tem um assessor de investimento que cuida do seu dinheiro investido, principalmente de renda variável, fica tudo mais fácil. Você apenas vai avisá-lo por telefone, email ou whatsapp.

Em seguida ele vai cuidar de comprar ou vender BOVA11, segundo a sua necessidade, aproveite para validar seus planos com o assessor. Você também pode acessar o home broker e fazer essa operação de compra/venda sozinho.

Tributação e taxas

BOVA11 é um ETF tributado em 15% sobre os ganhos, sem haver isenção de R$ 20.000,00 por mês. Esta comparação ajuda, principalmente porque o investidor de ações sabe que a tributação é 15% sobre o lucro dos papéis de ações que são vendidos. Com ETF não é assim, 15% sobre o lucro obtido é debitado e pronto, não há esse limite de até 20.000 reais é isento.

A taxa de administração anual (taxa a.a.) do BOVA11 é 0,30% ao ano. Já foi mais alto, mas hoje (agosto 2020) é isso aí, segundo a própria Black Rock.

Outras ETFs do Índice Ibovespa

No momento em que este artigo foi atualizado, agosto 2020, já é possível operar com outras ETFs que replicam o índice Ibovespa, e não somente BOVA11. Temos também XBOV11 (taxa a.a. 0,50%) cujo gestor é a CAIXA, e BOVB11 (taxa a.a. 0,20%) cujo gestor é o Bradesco.

Diversificação dos investimentos com BOVA11

Enquanto o IBRX-50 é limitado a 50 ações, o Ibovespa não tem este limite. Atualmente, ele é composto por 68 ações, mas conforme o mercado fique mais maduro, este número pode aumentar. Então, ao comprar BOVA11, você compra uma carteira mais diversificada.

Carteira de Ibovespa

Você quer comprar a carteira do Índice Bovespa, mas não tem dinheiro ou tempo para rebalanceá-la constantemente? Você pode comprar um ETF que, por sua vez, comprará todas as ações deste índice e fará os ajustes necessários de posição por você.

Atualizado em 30/07/2020 por Éverton.
Escrito em 28/11/2019.

aprenda-a-investir-na-bolsa-de-valores
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários