fbpx

A importância de acompanhar a Bolsa de Valores e não abandonar os investimentos a própria sorte

Porque é importante acompanhar a evolução de um investimento? Um investidor investe sempre, ele não pode esquecer os investimentos. Acompanhe uma vez por semana por dez minutos e aos poucos transforme isso para dez minutos por dia.

Isto é o suficiente para o investidor manter-se atualizado com a Bolsa. Uma dica é o grupo telegram do Caminho para Riqueza, lá o investidor tem o resumo de abertura e fechamento da Bolsa de Valores.

Telegram Caminho para Riqueza

O que diz o preço da ação

O preço da ação diz muita coisa. O investidor de valor está de olho nas perspectivas futuras da empresas, se ela vai seguir crescendo ou pagando os bons dividendos.

É possível avaliar isso através da cotação da ação da empresa? Segundo Lynch não é possível, pois o preço da ação sofre inúmeras influências que não refletem os reais fundamentos do negócio.

O preço atual da ação não nos diz absolutamente nada sobre as perspectivas futuras de uma empresa, e o preço eventualmente se move na direção oposta a dos fundamentos do negócio.
(Peter Lynch)

Do it yourself ou…

Para se informar acerca dos fundamentos do negócio o investidor deve optar por uma análise fundamentalista completa, ou pagar quem o faça. A melhor escolha, na minha opinião, é o investidor fazer na mão (Do It Yourself), mas se isto não for possível ele pode contar com a ajuda de um assessor de investimento ou, sob outros aspectos, assinar um plano em uma casa de análise.

Negócio lucrativo é igual a lucro para os investidores?

Vai depender do setor e da empresa, porém, segundo Peter Lynch esta relação entre crescimento do negócio e lucros óbvios para o investidor não é direta e muitas vezes não vai acontecer.

Para tanto o investidor precisa estar atento a empresa que está investindo e descobrir como funciona a dinâmica do setor. Por exemplo, há um setor onde todas empresas costumam estar sempre muito endividadas, é uma característica. Um investidor que desconhece essa dinâmica ao analisar um balanço se assusta.

Perspectivas óbvias de crescimento físico em um negócio não significam lucros óbvios para os investidores.
(Benjamin Graham)

A produção de rendimentos para o investidor

Muitos investidores, principalmente os iniciantes, compram ações com base em palpites de terceiros e projetam um desejo de ganhar dinheiro vendendo estas mesmas ações algum tempo depois, quando ela se valorizar. O curioso é que este não é um comportamento de investidor de valor e nem de investidor trader.

O investidor sem rumo

Este é, portanto, o investidor sem rumo, porque não sabemos onde vai dar um comportamento como este. Sem dúvida, aquele que investe e sente-se assim, é muito provável que um assessor de investimento fará uma grande diferença na sua vida.

Investimento inteligente é aquele que produz rendimentos. Ninguém compra uma fazenda ou instala uma fabrica só para esperar a valorização do empreendimento.
(Décio Bazin)

Bazin vai direto ao ponto com sua afirmação. O investidor precisa entender a importância de agir com um entendimento acima da média. A Bolsa de Valores é um mercado de negociações e investimentos, o investidor que atua de forma amadora também investe de forma amadora e isto não é bom pra ninguém.

Peter Lynch ebook

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários