fbpx

Como ser um investidor de bom senso e ganhar no mercado de ações [Bogle]

Entenda o poder de investir em fundos de índice pelas palavras de John Bogle. O investidor de bom senso simplifica, paga baixíssimas taxas, opera pouco e arrisca-se menos ainda.

John Bogle indo direto ao ponto

John Bogle diz o seguinte sobre o risco nos investimentos financeiros.

O fundo de índice elimina o risco de ações individuais, setores do mercado e seleção do gestor. Permanece apenas o risco do mercado de ações.
(John Bogle)

Segundo John Bogle o fundo de índice é uma forma de investir mais econômica, eficiente e até mais honesta, uma forma produtiva que coloca os interesses do investidor em primeiro lugar.

Investimento em ações

Se olharmos para o investimento em ações é preciso afirmar que somente o investidor que faz a lição de casa, no geral, é o que ganha com ações.

Comprar, vender ou segurar uma ou várias ações de empresas é uma atividade que precisa ser feita através de um profissional ou com o conhecimento certo.

Ao acompanhar o nosso conteúdo aqui no Caminho para Riqueza o nosso objetivo é oferecer este conhecimento certo que o investidor precisa para investir na Bolsa de Valores.

E os fundos de investimentos?

As despesas que podem levar um fundo mútuo, gerenciado por um gestor, pode surpreender o investidor desatento. Investir com um fundo de investimento deve ser feito com amplo conhecimento.

Já o investimento em um fundo de índice (ou ETF) é como investir em uma cesta (carteira) que contém muitos, muitos ovos (ações) visando imitar o desempenho geral do mercado de ações ou de qualquer outro mercado ou setor.

Os fundos mútuos cobram 2% ao ano e os corretores transferem as pessoas de um fundo para outro, ao custo de mais três a quatro pontos percentuais. O pobre sujeito do público leigo está obtendo um produto terrível dos profissionais. Acho isso deplorável. É bem melhor fazer parte de um sistema que oferece valor às pessoas que compram o produto.
(Charles T. Munger)

Resultados de fundos de índice X fundos mútuos

A experiência mostra conclusivamente que investidores de fundos de índice tendem a obter resultados acima daqueles dos gestores de fundos típicos, cujas altas taxas de consultoria e substancial rotatividade da carteira tendem a reduzir os rendimentos dos investimentos.

ETF de Ouro e ETF de Prata

Importante lembrar que o mercado brasileiro possui poucas ETFs (menos de trinta) em relação ao mercado americano, que possui mais de mil ETFs.

Já comentei aqui no Blog sobre ETF de ouro e ETF de prata, que ainda não existem no mercado brasileiro.

Os ETFs mais líquidos da Bolsa

Os fundos negociados em bolsa ainda são poucos no Brasil. Para o investidor sugiro conhecer ao menos as ETFs a seguir.

BOVA11, índice Ibovespa

Esta é a ETF que segue o índice Bovespa. BOVA11 é a ETF mais negociada na Bolsa.

IVVB11, índice S&P 500

A ETF que replica o índice das 500 empresas mais negociadas na Bolsa americana. IVVB11 é indicada ao investidor que deseja diversificar através de ações estrangeiras.

DIVO11, índice IDIV

Este ETF é para investir em todas as empresas que compõe o índice IDIV da B3. Com DIVO11 o investidor recebe dividendos, que são automaticamente reinvestidos.

SMAL11, índice SMAL

Para investir em dezenas de empresas small caps com os melhores retornos. Esta é a proposta do índice SMLL da B3 e o ETF SMAL11 replica este índice para o investidor.

ETF ebook - caminho para riqueza

O investidor de bom senso segundo John Bogle

O fundo de índice é um método sensato e útil para obter a taxa de retorno do mercado sem absolutamente nenhum esforço e com despesas mínimas.

Os fundos de índice têm produzido regularmente taxas de retorno [anuais] que superam as dos gestores ativos em quase 2 pontos percentuais. A gestão ativa como um todo não consegue obter retornos brutos acima do mercado como um todo.
(Burton G. Makiel)

Para conhecer mais sobre ETFs e uma forma de investir que elimina os riscos de ações individuais, o risco de setores do mercado e tambem o risco de seleção do gestor, leia o livro de John Bogle “O Investidor de Bom Senso” e assine nosso canal no Telegram para manter-se bem informado, clique abaixo.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários