fbpx

Bitcoin, ouro digital, será?

Bitcoin tem a sua natureza intangível, portanto não caiam nessa de “ouro digital”. Bitcoin é uma moeda digital e associá-la ao ouro, principalmente quando se pensa em ouro físico, me parece um recurso muito forçado.

Investir em ouro físico

Comprar ouro físico (em barra) é um dos investimentos mais verdadeiros, pois é uma riqueza real. Você pode comprar o ouro em barra a partir de 1g até 1k. A Ourominas é uma das empresas onde é possível comprar barra de ouro. Agora, se estamos num bom momento para comprar bitcoin ou ouro, eu não saberia dizer, pois este julgamento é pessoal de cada investidor.

Ouro é uma proteção

O ouro é uma proteção (hedge) para momentos de crise financeira e aumento inflacionário. O ouro geralmente apresenta forte demanda nestes momentos, considerando que ele não está sujeito a diminuição de seu valor (inflação). O ouro, ao contrário da moeda, não pode ser impresso, desta forma ele possui um valor intrínseco devido a sua escassez.

O avanço das criptomedas

Depois do bitcoin, que sugiu em 2010, outras criptomoedas surgiram com o mesmo propósito. Hoje em dia são centenas de criptomoedas. O monero é uma destas criptmoedas, criada em 2014 e pode ser considerada a criptomoeda do momento.

Risco novo

Entretanto, nenhuma delas ainda conseguiu se firmar como uma moeda digital amplamente aceita e não são raros os casos de golpes e ataques de invasão. Para alertá-lo quanto a este investimento, aparentemente atrativo, porém muito arriscado, preparamos este texto apontando alguns cuidados em relação ao Bitcoin.

O que considerar antes de investir

Muitas empresas na internet começaram a oferecer o bitcoin e outras criptomoedas como um tipo de investimento financeiro de grande retorno. Por isso, apontamos a seguir algumas desvantagens que vão no sentido contrário dessa ideia.

A alta volatilidade

As criptomoedas apresentam uma alta volatilidade, o que significa oscilação do valor em si da moeda. Entretanto, elas mudam de preço constantemente, assim como as ações das mais incertas empresas do mercado da bolsa de valores.

Falta de regulamentação

Até o momento não há regulamentação para o uso das criptomoedas. Ou se há, ela é mínima. E este é considerado um dos principais motivos de sua insegurança, tanto como moeda (meio de pagamento) quanto como um investimento.

Armazenamento online

Outra questão que torna o investimento em bitcoin muito perigoso pelo ponto de vista do investidor é o seu armazenamento. Em geral ele é feito em carteiras virtuais e esta é uma questão delicada. Se o acesso a carteira virtual é perdido todo seu investimento também é perdido.

Investir em criptomoeda ou ouro

Você pode optar por investir em ouro commoditie e não somente ouro físico. O mais importante é ter uma estratégia de diversificação, não importando se há ouro, bitcoin ou ações de small caps. No caso de ações você pode agendar uma conversa com um profissional que pode ajudá-lo a diversificar a sua carteira.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Escreve sobre investimentos e tecnologia.

Comentários