fbpx

As BDRs (ações estrangeiras) pagam dividendos?

As BDRs são as ações estrangeiras que o investidor pode comprar na Bolsa de Valores brasileira, apenas digitando o código e executando a operação. Mas como será que acontece o pagamento de dividendos com os BDRs?

BDR’s pagam dividendos mas…

Diferente das ETFs (DIVO11, por exemplo), que reinvestem os dividendos automaticamente, os BDRs pagam os dividendos em conta, porém possuem algumas características que os distinguem dos dividendos de ações da Bolsa.

Taxas nos dividendos do BDR

As instituições emissoras dos BDRs aqui no Brasil ficam com 5% dos dividendos. Esta é uma taxa que obviamente não existe nos dividendos de ações na Bolsa – B3.

Governo dos EUA tributa os dividendos

Isto mesmo, o governo ianque tributa os dividendos na fonte. Com isso, o investidor brasileiro que investe em BDRs e tem direito a dividendos já receberá os valores descontados da instituição emissora do BDR e a taxa do governo dos EUA.

Dinheiro na conta investimento

Onde são depositados os dividendos? Este dinheiro dos dividendos vai direto para a conta investimento do investidor. E, os dividendos que o investidor recebe em sua conta já tem descontado as despesas acima citadas.

S&P 500 Dividend Aristocrat

Para o investidor que deseja investir em BDR de dividendos é importante consultar o índice  S&P 500 Dividend Aristocrat. Este índice lista as melhores pagadoras de dividendos da Bolsa NYSE e a maioria de suas ações possui seu BDR correspondente na Bolsa B3.

Empresas (estrangeiras) que não pagam dividendos

É importante lembrar que alguns BDR´s não pagam dividendos pois as empresas nas quais eles são lastreados não pagam dividendos.

Por exemplo, as ações do Google e do Facebook não pagam dividendos nem para os seus acionistas americanos. Desta forma, os BDR’s não irão pagar dividendos também.

Portanto, se for comprar um BDR interessado no dividendo é necessário que faça uma estudo para ver se a empresa investida paga dividendos. Acompanhe o índice S&P 500 Dividend Aristocrat.

Conheça o índice BDRx e comece a investir em BDR

Para o investidor que nunca pensou em investir em BDRs uma boa dica é navegar pelas empresas que compõem o índice BDRX, um índice da Bolsa brasileira B3 criado para acompanhar os BDRs.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários