fbpx

Como investir em ações estrangeiras – BDRs – E como elas são negociadas na B3

As ações estrangeiras (NFLX34, SCHW34, SSFO34, etc) são negociadas na Bolsa brasileira como BDRs, e após realizada a compra de um BDR as ações podem ser negociadas no mercado secundário.

Valor da ação lá fora X valor na B3

O valor da ação estrangeira comprado como BDR na bolsa brasileira deve refletir exatamente o valor desta ação na Bolsa estrangeira onde a mesma esta listada.

Exemplo com SCHW34

Se por exemplo eu compro Charles Schwab – SCHW34 – a 12 reais por ação na B3, o preço desta ação na Bolsa americana deve ser estes 12 reais convertidos em dólar.

Relação BDR X Ação listada na bolsa estrangeira

Digamos que o dólar está 4 reais, neste caso a ação da Charles Schwab deve estar cotada na bolsa americana por 3 doláres a unidade, se for confirmado que a relação de BDR para ação é um para um. Pois há casos onde a relação pode ser 2 BDRs para 1 ação estrangeira. No geral essa relação é um para um.

Qual o diferencial de investir em ações estrangeiras pela bolsa brasileira?

É importante o investidor ter em mente algumas das vantagens de investir em BDRs:

  • Acesso facilitado as ações de companhias estrangeiras sem ter que pagar os custos relacionados à remessa de dinheiro para o Exterior.
  • Possibilidade de diversificação de investimentos e arbitragem com ativos locais e estrangeiros.
  • Apesar de o investidor ficar exposto às variações de preços de um ativo estrangeiro, as operações são realizadas no Brasil e a liquidação é feita em reais.

Prazo de liquidação

O investidor pode comprar na B3, via home broker, ações de empresas listadas na bolsa americana. O prazo de liquidação é D+2, a partir da data de negociação.

Sem nenhum trâmite internacional

Os BDRs, após emitidos, podem ser negociados no mercado secundário através da plataforma da B3 de forma semelhante às ações. Um investidor, ao adquirir BDR, indiretamente passa a ser dono de ações da empresa com sede em outro país, sem que para isso tenha que abrir uma conta em uma corretora estrangeira e menos ainda realizar os trâmites de um investimento internacional.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor de renda variável desde 2008 e autor no blog caminho para riqueza. Escreve sobre investimentos e tecnologia.

Comentários