fbpx

BBSD11 paga dividendos todo mês religiosamente

O ativo BBSD11 é pouco conhecido e se trata de uma ETF que paga dividendos todo “santo mês”. Esta ETF possui capital alocado nos ativos que compõe o índice S&P Dividendos Brasil, calculado pela S&P Opco, LLC – S&P.

Reinvestimento de dividendos

Importante lembrar que todo ETF (ou fundo negociado em Bolsa) reinveste automaticamente os dividendos, o que é algo positivo. Se você mesmo tivesse que reinvestir, neste caso, pagaria corretagem a cada operação de investimento, fora o tempo no home broker executando cada uma das operações.

Para o caso do investidor que investe direto em ações que pagam proventos, como sugere Luiz Barsi, é importante saber onde são depositados os dividendos. Para Barsi o principal indicador de uma ação é o seu Dividend Yield.

Imposto de renda para ETFs

É válido lembrar que o IR na venda dos ETFs (Exchange Trade Funds) com lucro é de 15%, obrigatoriamente. Isto significa que o investidor deve emitir um DARF com o valor de 15% sobre o lucro da venda, e pagá-lo até o último dia do mês seguinte.

Critérios de seleção das empresas do BBSD11

Para compor os ativos do S&P Dividendos, para as trinta ações listadas na Bolsa de Valores brasileira os papéis devem ter um volume médio mensal de negociação na Bolsa de 1 milhão de dólares. Este é apenas um dos critérios.

Rendimentos dos papéis de ações do S&P Dividendos

Outro quesito importante é que o rendimento dos papéis é calculado tendo como referência o dividendo por ação, pago sobre os últimos 12 meses, dividido pelo preço da ação.

Ainda sobre os rendimentos, os pagamentos dos dividendos das ações devem estar crescentes ou estáveis ao longo dos últimos 5 anos.

Peso máximo de cada ativo no S&P Dividendos Brasil

E, o peso máximo de cada ativo está limitado a 8%. O peso setorial de cada ativo é de no máximo 35%. Há outros critérios mas estes considero os mais importantes.

ebook manual dos dividendos

Oportunidades com dividendos de ações

John Bogle, o criador da ETF foi firme e comunicativo em apresentar os motivos e a sua visão do porque criou as ETFs. Em “O Investidor de Bom Senso” Bogle apresenta com clareza porque é melhor investidor na Bolsa através de ETFs.

Para comprar ações com objetivo de receber dividendos, é preciso uma corretora de valores. Em seguida após sua conta na corretora de valores estar habilitada você deve fazer uma transferência de dinheiro para a sua conta de investimento.

Esta transferência é realizada através de DOC ou TED. Feito isso você vai acessar o seu Home Broker e executar as compras de DIVO11 e BBSD11, se for seu caso investir em ETFs que pagam dividendos.

Atualizado em 09/07/2020 por Éverton.
Escrito em 30/10/2019.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários