Juro na mínima histórica da oportunidade a Fundos

Após fortes reduções do Banco Central, a taxa Selic está próxima de um terço (5,5%) do que era em 2016 com 14,25%, chegando a sua mínima histórica.

Alguns bancos e especialista apostam que ainda pode cair mais, com a inflação controlada e baixo crescimento a expectativa é que mais um ponto percentual até o final do ano é previsto na taxa básica de juros (Selic).

Crédito imobiliário

O crédito imobiliário é um dos mais afetados com a queda da taxa básica de juros, exatamente porque quase 70% destes empréstimos são concedidos pela Caixa Econômica Federal, com boa parte de suas taxas sendo subsidiadas.

Tivemos um aumento de 13% até agosto em comparação com o mesmo período do ano passado (2018), chegando a ser mais que o dobro.

As taxas médias de juros estão em torno de 8%, sendo hoje uma das mais baratas, e uma queda de dois pontos percentuais na taxa Selic da a 500 mil famílias por ano a oportunidade de obter seu primeiro imóvel, segundo Rubens Menin fundador da MRV Engenharia e Participações SA.

Migração e diversificação de ativos

Com o novo cenário de juros baixos, não só as empresas tiveram que reformular seus balanços, mas também o cenário de investimento por completo.

Deixar o dinheiro na Poupança ou até mesmo no Tesouro Direto se tornou insustentável economicamente, pois comparado com os 14,25 de três anos atras (2016) com os atuais 5,5% fica claro o cenário nada atraente para os investidores.

Não é atoa que ao longo do ano até agosto, quase 15 bilhões de reais foram sacados das contas poupança tradicionais. Neste mesmo momento, mais de 660 bilhões de reais entraram para fundos de investimentos segundo a Anbima, concluindo então que os Fundos de Ações e os ETFs, fundos negociados em bolsa, se tornaram favoritos liderando o topo dos ingressos.

Varejo

A taxa dos investidores dentro do varejo, segundo a B3 passou de 1 milhão em abril, que já era um objetivo traçado há 10 anos. O Tesouro Direto, que é voltado para o mesmo tipo de investidor (perfil), também alcançou a mesma marca de 1 milhão de investidores ativos este ano, chegando então a 4,5 milhões de pessoas cadastradas.

saiba-como-investir-no-tesouro-direto

O Perfil do investidor brasileiro vem mudando junto com o cenário brasileiro de juros e claro, conhecimento em finanças e investimentos. Vem o questionamento para você leitor: “Será um bom momento para rever a sua carteira e avançar tanto no conhecimento quanto nos investimentos?”

Consulte um Assessor de Investimentos, veja as oportunidades do mercado e descubra novas formas de rentabilizar, estamos muito abaixo do ideal no Brasil, mas muito a frente do que eramos a pouquíssimo tempo atras. O Brasil só vai melhorar financeiramente se o brasileiro também melhorar.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita

Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários