Você provavelmente conhece alguém que diz não conseguir conquistar o sucesso que almeja. Muitas vezes essa mesma pessoa cria metas e planos, mas parece nunca colocá-los em prática ou sempre se queixa dos empecilhos que a impedem de realizar seus sonhos. O que você e essa pessoa não sabem é que tais atitudes podem estar relacionadas a um sério problema: a autossabotagem.

Na verdade, é bastante provável que você também já tenha passado por esse tipo de situação e não tenha percebido. Esse é um problema que ocorre com várias pessoas em diferentes momentos da vida, pois ela é silenciosa e inconsciente, mas muito comum.

Você deve estar se perguntado o que causa tal problema e como é possível superá-lo, não é? Fique tranquilo! É exatamente sobre isso que falaremos neste post. Ficou interessado em descobrir como acabar com a autossabotagem? Então continue a leitura do artigo!

O que é autossabotagem?

A autossabotagem é um comportamento autodestrutivo que leva o autossabotador a tomar atitudes capazes de prejudicar seus planos, projetos e sonhos inconscientemente. Essas atitudes podem ser algo como realizar uma tarefa pela metade ou simplesmente adiar alguma ação necessária.

Medo do sucesso

Esse comportamento está extremamente ligado ao medo do sucesso e acontece nos momentos em que somos expostos a desafios durante a busca por aquilo que desejamos. Para deixar mais claro, vamos a um exemplo prático.

Marcos é um profissional bem-sucedido que deseja aumentar seu patrimônio e conquistar a prosperidade financeira por meio de investimentos. No entanto, ele não tem conhecimento suficiente sobre finanças e precisa aprender sobre o assunto para conquistar o que deseja.

Caso ele postergue essa atitude e não busque conhecimento, ele estará se autossabotando. Da mesma forma, se ele iniciar um curso sobre investimentos e não assistir às aulas, ele também estará cometendo a autossabotagem. Deu para entender?

Guia do jovem investidor

Quais são as causas da autossabotagem?

A principal causa da autossabotagem é o medo de dar certo e ser feliz. Muitas pessoas carregam esse receio, pois de forma inconsciente se sentem culpadas por buscarem o sucesso. É comum que o subconsciente delas crie afirmações negativas como:

Se alcançar o sucesso vou perder minha humildade ou minha própria identidade.

Isso faz com que tais pessoas passem a temer a grandeza e as mudanças que ela proporciona.

Procrastinação

No entanto, essa não é a única causa do problema. Ele também pode estar relacionado ao medo do fracasso, ao hábito da procrastinação e a uma crença limitante adquirida ao longo da vida, que faz a pessoa pensar que é incapaz de conquistar os seus sonhos.

Frustração

Esse comportamento gera graves consequências, pois a pessoa que se sabota acaba se sentindo frustrada e infeliz. Também é comum que ela passe a se achar incapaz e se acostume com a sensação do fracasso. Isso gera um ciclo vicioso que a pessoa não percebe, capaz de levá-la a repetir sempre as mesmas atitudes sabotadoras.

Como superar a autossabotagem?

Agora que você já conhece melhor esse problema, deve estar se perguntando como é possível superá-lo, certo? Mantenha a calma! É sobre isso que falaremos agora.

Identifique os motivos

O primeiro passo para superar a autossabotagem é identificar os motivos que levam às atitudes sabotadoras. Para isso, vamos voltar ao caso de Marcos.

À primeira vista, fazer investimentos parece algo simples, capaz de gerar grandes lucros. Então, o que levaria Marcos a ter receio de iniciar seus investimentos? Ele poderia fazer um mau investimento e perder parte de seu dinheiro, não é? Nesse caso específico, o medo de dar errado estaria causando a autossabotagem.

Dessa forma, sempre que identificar um comportamento autossabotador você deve se perguntar: “o que me leva a fazer isso?”. Após descobrir o motivo ficará mais fácil impedir que o comportamento se repita.

Saia da zona de conforto

Outro ponto importante é sair da zona de conforto. Sendo assim, vamos usar o exemplo de Marcos novamente. Sabemos que ele precisa aprender a investir, mas também sabemos que qualquer aprendizado requer tempo, dedicação e esforço. Convenhamos: isso pode ser cansativo e levar Marcos a adiar sua ação, entrando, assim, na zona de conforto.

Apesar disso, ele pode sair aos poucos de sua zona de conforto ao, por exemplo, ler um artigo sobre investimentos por dia. Após se condicionar a esse comportamento ele pode adquirir ainda mais hábitos para mudar essa situação de comodismo.

habitos de grandes investidores

Situação de comodismo

Da mesma maneira, você deve buscar pequenas atitudes diárias que ajudem a sair da comodidade e alcançar seus objetivos. Você deve entender que para vencer a autossabotagem é preciso se arriscar um pouco a cada dia.

Esqueça os problemas do passado e pense no futuro

Nossas lembranças podem se refletir no nosso comportamento de maneiras negativas, e uma delas é a autossabotagem.

Suponhamos que Marcos tenha uma má lembrança relacionada a investimentos: vamos imaginar que alguém muito próximo a ele perdeu uma fortuna devido a um investimento ruim. Dessa forma, ele passou a acreditar inconscientemente que isso é algo perigoso e adquiriu o comportamento autossabotador.

Por isso, identifique as lembranças e os traumas do passado que estão lhe impedindo de ir em busca dos seus objetivos. É necessário que você se desapegue dessas memórias e passe a focar no futuro. Pense que o que ocorreu já não pode lhe afetar e, por isso, é necessário superar esses medos para realizar seus sonhos.

Defina uma estratégia

Superar a autossabotagem não é uma tarefa fácil. Devido a isso, é importante criar uma estratégia para acabar com esse mal.

No caso de Marcos, seria interessante que ele definisse como vai adquirir conhecimentos sobre finanças: por meio de um curso ou ele se tornará autodidata? A partir disso, ele pode traçar uma meta de quanto tempo quer investir no seu aprendizado.

Você deve agir da mesma forma. Defina seu objetivo e trace os passos necessários para alcançá-lo, incluindo as metas que deseja atingir. Depois é só colocar a estratégia em ação e se preparar para o sucesso!

Supere a autossabotagem

Como pudemos perceber, a autossabotagem é um problema capaz de atrapalhar nossos maiores sonhos e causar sentimentos negativos como a frustração e a sensação de incapacidade. Por isso, é tão importante identificá-la e tomar as atitudes necessárias para eliminá-la — e poder, enfim, alcançar o sucesso.

Após a leitura deste artigo, você não vai permitir que a autossabotagem atrapalhe seus planos, certo? Então não deixe de aprender quais são os 7 hábitos saudáveis dos investidores de sucesso!

Seja informado a cada novo post!

Assine e receba novos posts diretamente em seu email

Sobre o autor

Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.