fbpx

O Aumento do Preço do Ouro

Por várias razões o metal precioso ouro costuma ganhar muita evidência no mercado financeiro mundial durante os períodos de crise econômica.

Vários investidores conhecidos defendem e possuem o ouro em seu portifolio, como Ray Dalio e Mark Mobius.

Outro investidores não são tão fãs assim, e, portanto, não colocam o ouro em seu portifolio, como Michael Burry e Henrique Bedda.

Reserva de valor

O ouro costuma ganhar evidência em momentos de crise econômica. Em geral, o ouro é visto como um refúgio para os momentos de incerteza. Porque isto? Qual a propriedade possui o ouro para gerar esse tipo de sentimento?

O ouro sempre foi uma reserva de valor amplamente aceita, e por muitos seculos foi utilizado com lastro do dinheiro impresso. Infelizmente não é mais o caso hoje em dia, onde é possível gerar “dinheiro” do “nada”. Há várias décadas o banco central dos países não lastreiam sua moeda com ouro.

Em momentos onde os investidores perdem a confiança no mercado de ações e mercado de câmbio, eles tendem a investir em ouro. Em menor escala, a prata tende a se comportar muito parecido.

Aumento do preço do ouro em 20%

Nos últimos dois meses (fevereiro e março 2020) o preço do ouro aumentou em mais de 20%. Alguns investidores podem se assustar com este aumento, enquanto outros podem se alegrar, isto porque este cenário com o ouro pode ter vários significados.

Um deles é “mercado em baixa”, hora de vender os ativos que subiram.

Outro significado é “mercado em baixa”, hora de comprar ativos que estão precificados para baixo.

Há mais que somente dois olhares para esta questão, mas estes dois significados podem exemplificar o quão diferente pode ser a abordagem dos investidores dentro do mercado financeiro.

assessoria-de-investimentos-private-personalizada

Avalie o ouro para sua carteira

Como investidor é importante entender a importância do ouro e analisar se este ativo deve ou não participar da carteira de investimentos. Muitos investidores incluem o ouro no papel de “protetor”. Porém, é importante refletir sobre que condições são estas? Como se pode observar, as regras para os investimentos podem variar e nunca são as mesmas. E, isto ocorre porque cada investidor é único.

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários