4 RAZÕES PARA TER UMA ASSESSORIA DE INVESTIMENTOS

Quero começar te desafiando a refletir sobre três perguntas. Se sua resposta for positiva para pelo menos uma delas, eu creio que você pode se beneficiar lendo este artigo sobre o tema de assessoria de investimentos financeiros.


Se você contrata um encanador para cuidar de seu encanamento, mecânico pra cuidar do seu carro,

 agende um bate papo com um profissional de investimentos para cuidar dos seus sonhos.

sonhos-objetivos-amor-paz-prazer-sucesso-sonho


Mas, se for negativa para todas elas, provavelmente o que me proponho a tratar neste artigo poderá não fazer muito sentido para você.

Aqui irei te apresentar uma profissão muito nova no Brasil – nem tanto para o seguimento “private” (altíssima renda), mas certamente para as demais categorias – que é a de assessor de investimentos.

Assessoria de Investimento é para mim?

Então, vamos as três perguntas:

  • Alguma vez você se machucou ou ficou doente e procurou por um médico?
  • Alguma vez você teve dúvidas quanto a sua declaração de IR e procurou por um contador?
  • Ou então, alguma vez você se sentiu injustiçado e precisou da ajuda de um advogado?

Profissionais que podem se beneficiar

Provavelmente, você já precisou e já buscou ajuda de profissionais como médicos, contadores ou advogados. Ou mesmo psicólogos, nutricionistas, personal trainer dentre vários outros…

Mas, também seja provável que no início, até por não conhecer algumas dessas profissões ou, melhor ainda, profissionais confiáveis, você tenha sido relutante em buscar ajuda ou mesmo tenha postergado a sua decisão até a situação ficar insustentável.

Até que finalmente você se convenceu, buscou por um desses profissionais, viu que não era algo difícil de encontrar como parecia num primeiro momento.

E, provavelmente, hoje nem pensa na hipótese de não buscar ajuda sempre que precisa. Pelo contrário, até se arrepende de não ter contratado esses serviços mais cedo.

Ajuda profissional

Comecei com esses exemplos, pois eu mesmo fui assim, bem como muitas das pessoas com quem converso. E, por isso, imagino que provavelmente você também tenha algum exemplo de relutância pela busca de ajuda profissional em algumas áreas, e acaba tentando resolver o problema sozinho.

Na maioria das vezes, isso acontece por falta de conhecimento da existência do serviço. Outras vezes pela falta de confiança em um profissional que ofereça o serviço que você precisa ou mesmo na capacidade desse profissional em resolver o seu problema.

Nesse caso, vale a pena pesquisar e se informar. Uma coisa é certa, a grande maioria das pessoas que já tentou resolver um problema de alguma área, que não é de seu conhecimento, e posteriormente experimentou ajuda profissional, não volta a fazer sozinho nem se arrepende de ter contratado um profissional.

Pelo contrário, passa a indicá-lo aos conhecidos.

O que é afinal assessoria de investimentos?

Como um assessor de investimentos pode te ajudar?

1. O assessor de investimentos é um profissional capaz de…

Te ajudar a administrar melhor o seu patrimônio, tanto financeiro como imobilizado.

Assessor de investimentos - administrar seu patrimonio

Missão do Assessor de Investimentos

Nesse contexto, o assessor de investimentos assume a difícil e dispendiosa tarefa de estudar, analisar, pesquisar e te indicar os melhores ativos financeiros. Sejam fundos de investimentos, títulos de renda fixa (dentre os mais conhecidos, os títulos do tesouro nacional, os CDBs, LCs, LCIs, LCAs, debêntures, CRIs, CRAs e FIDCs), títulos de renda variável (dentre os mais conhecidos temos as ações, os derivativos e os contratos futuros), dentre outros.

Opções variadas de investimentos financeiros

Já no âmbito do seu patrimônio imobilizado (apartamentos, casas, terrenos, etc), o assessor de investimentos necessita entender os diversos elementos que compõe a sua renda. Para então identificar se alguns modelos mais sofisticados, como a constituição de uma holding patrimonial, se justificam, na tentativa de te oferecer benefícios legais, fiscais e/ou sucessórios.

Ele é capaz de te ajudar otimizar os seus recursos. Aqui não me refiro as suas disponibilidades financeiras, mas aos investimentos imobilizados.

Por exemplo,

mesmo possuindo liquidez suficiente para adquirir determinado bem a vista, será que um financiamento não é mais vantajoso, dependendo de sua taxa de juros e do custo de oportunidade dos investimentos em renda fixa de baixo risco?

Custo de oportunidade

Nesse sentido, ao pensar em investimentos imobilizados, sempre vale a pena pesquisar se determinadas modalidades de crédito, como os consórcios ou os refinanciamentos (saiba mais sobre os consórcios como modalidade de crédito), podem trazer benefícios ao investidor em detrimento às aquisições à vista.

Vale ressaltar que os consórcios concorrem com as modalidades de crédito para aquisição. Enquanto que os refinanciamentos (ou empréstimos consignados) concorrem com as modalidades de crédito ou empréstimos pessoais (Crédito Direto ao Consumidor – CDC).

2. O assessor de investimentos é capaz de te ajudar a tomar as melhores decisões de investimentos e/ou financiamentos

Além de te ajudar a escolher qual a melhor modalidade de crédito para o seu objetivo, o assessor de investimentos também te ajudará a escolher as melhores taxas, administradoras ou mesmo grupos, no caso dos consórcios.

Planejamento financeiro

Além disso, e não menos importante – pelo contrário, eu recomendo que você inicie o seu planejamento financeiro por aqui. A assessoria de investimentos também deve levar em conta os riscos e possibilidades de que você não consiga atingir certos objetivos fundamentais:

  • como garantir a educação dos filhos,
  • a proteção, alimentação e,
  • saúde da família,
  • a manutenção do padrão de vida dentre outros.

Mitigar riscos

Para mitigar esses riscos, o assessor de investimentos deve utilizar-se de mecanismos de proteção. Que permitirão garantir a conquista desses objetivos, independentemente da ocorrência de determinados fatores externos e incontroláveis, como:

  • o desemprego,
  • a fatalidade de uma doença grave ou,
  • uma invalidez e, no extremo,
  • até sua falta precocemente.

Seguros resgatáveis

Isso é possível através de apólices de seguros resgatáveis e/ou temporários, conforme a necessidade individual de cada família ou mesmo pessoal – leia mais e conheça tudo sobre proteção patrimonial no artigo: “Blindagem Patrimonial e Sucessão de Empresas.

Aqui, o assessor de investimentos irá te auxiliar não apenas na escolha da seguradora e da modalidade da proteção, como também no cálculo da projeção de suas necessidades para garantir seus objetivos fundamentais já citados, seus custos de sucessão patrimonial e de restabelecimento familiar.


Converse com um profissional de investimentos e saiba como melhorar a rentabilidade da sua carteira de investimentos. Agende uma conversa agora.


3. O assessor de investimentos te orienta na identificação do seu perfil de risco de investidor

perfil de risco de investidor - assessor de investimentosAntes de mais nada, para desempenhar de maneira adequada o seu trabalho, o assessor de investimentos precisa conhecer você, entender suas necessidades, seus objetivos, seu contexto familiar e financeiro, para então identificar o seu perfil de risco ou perfil de investidor e conseguir fazer as melhores recomendações.

Tudo isso pode parecer muito complexo, mas todo esse procedimento, para um assessor de investimentos experiente, é feito de maneira bem simples e natural, através de entrevistas e conversas individuais ou em família.

guia de investimento para empresas familiares

Educação financeira e fluxo de caixa

Talvez os dois grandes desafios do assessor de investimentos sejam: educar as pessoas quanto a organização de suas finanças, ou seja, no orçamento familiar, ajudando as pessoas a fazerem sobrar dinheiro no fim do mês; e identificar o perfil de risco de cada um.

Quanto ao orçamento familiar, o assessor de investimentos é um profissional capaz de te ajudar a controlar o seu fluxo de caixa. Ou seja, suas receitas e suas despesas e identificar pontos de melhorias no seu orçamento.

Objetivos do assessor de investimentos

O objetivo do assessor de investimentos aqui é te mostrar quanto você deve poupar mensalmente para poder se aposentar numa idade específica e ter a renda que você deseja.  Ambas variáveis que você irá determinar junto com o seu assessor.

Em relação ao perfil de risco, pode parecer uma tarefa simples, mas não é bem assim. A determinação adequada de um perfil de risco depende de dois elementos:

  1. Sua capacidade ao risco e;
  2. Sua tolerância ao risco.

Estas são duas variáveis totalmente distintas.

Capacidade de Risco

A capacidade ao risco está relacionada ao momento de vida e a situação profissional e patrimonial do indivíduo.

O indivíduo tem menos controle sobre as variáveis que determinam sua capacidade ao risco. Alguns dos principais elementos a serem considerados pelo assessor de investimentos são:

  • Idade: quanto mais novo, mais tempo uma pessoa tem para acumular patrimônio, logo, pode correr mais risco e investir em ativos de mais longo prazo;
    .
  • Renda: mais importante do que o tamanho da renda, já que o assessor de investimentos irá te ajudar a adequar seu padrão de consumo e conforto de acordo com seu orçamento, é avaliar a estabilidade da mesma. Nesse contexto, um empresário pode ganhar mais que um concursado, porém, sua renda apesar de grande é incerta e variável, enquanto que o concursado dificilmente terá alguma variação em sua renda;
    .
  • Estabilidade no emprego: a possibilidade do desemprego é um fator importante na decisão quanto a escolha de investimentos em ativos mais líquidos ou de mais longo prazo. Assim, um profissional autônomo deve possuir uma reserva líquida maior que um registrado, já que não conta com benefícios de curto prazo como o seguro desemprego, o FGTS, a rescisão etc;
    .
  • Saúde: obviamente, as condições de saúde de um indivíduo impactam na recomendação dos ativos que irão compor sua carteira de investimentos, bem como na liquidez dos mesmos;
    .
  • Situação patrimonial: a reserva financeira já conquistada, bem como os bens imóveis são determinantes em qualquer planejamento financeiro.

Tolerância ao risco

Enquanto isso, para avaliar a sua tolerância ao risco, o assessor de investimentos estudará outras variáveis mais flexíveis. São elementos que estudam o comportamento de cada um em relação as suas finanças.

Dentre os principais, destaco:

  • Objetivo ao investir: especular, superar a inflação ou proteger o patrimônio já conquistado;
    .
  • Prazo dos investimentos: quanto tempo o investidor pretende manter o dinheiro investido para atingir seus objetivos (curto, médio ou longo prazo);
    .
  • Conhecimento sobre o mercado financeiro: aqui você leitor pode pensar se isso não é função do assessor de investimentos: sim, com certeza é. Mas o conhecimento prévio do cliente, certamente influenciará na escolha dos ativos. Principalmente no início do planejamento financeiro, até o indivíduo se familiarizar com os diversos tipos de taxa (pré-fixada, pós-fixa ou mista – IPCA + pré-fixada) e tipos de emissão: bancárias (com garantia do FGC), títulos públicos federais (garantia do governo federal) ou emissões privadas (garantias personalizadas pro emissão e por empresa);
    .
  • Comportamento do investidor: por exemplo, qual seria sua reação se você investisse no tesouro direto e seus títulos se desvalorizassem 50%? E se fosse uma ação? Você venderia tudo? Venderia parte? Compraria mais? Permaneceria com a mesma posição até voltar a valorizar?
    .
  • Expectativa quanto a valorização da carteira: você prefere uma carteira rendendo algo próximo de 105% do CDI quase que sem risco, uma carteira rendendo próximo de 120% do CDI com médio risco ou uma carteira rendendo próximo de 140% do CDI com risco relevante?

É função do assessor de investimentos identificar, estudar e analisar o conjunto dessas variáveis e, associando sua capacidade com sua tolerância ao risco, determinar seu perfil de investidor.

4. O assessor de investimentos te proporciona atendimento exclusivo e personalizado

Agora que você já viu de forma resumida as principais atribuições de um assessor de investimentos, vou te mostrar os reais benefícios para o investidor de utilizar uma assessoria de investimentos.

Pense em duas situações diferentes, num mesmo ambiente. Permita-me utilizar uma analogia. Imagine que você se matriculou em uma academia de esportes. Nessa mesma academia, você pode optar entre um instrutor, comum a vários alunos, ou a um personal trainer, que dedicará exclusiva atenção a você e alguns outros seletos clientes.

Qual dos dois você escolheria? Posso estar enganado, mas acredito que você preferiria o personal trainer, certo?

Muito diferente de gerente de banco

Usei essa analogia para comparar o atendimento do gerente de banco ou mesmo o atendimento oferecido pelos profissionais de corretoras de valores (representados pelo instrutor da academia), com o atendimento oferecido pelos assessores de investimentos independentes ou mesmo os escritórios de assessoria de investimentos (representados pelo personal trainer).

Assim, os assessores de investimentos são profissionais que, além de qualificados e devidamente certificados para exercerem a sua função, irão te proporcionar um atendimento exclusivo e personalizado.

Veja, você acredita que o gerente da sua conta no seu banco te conhece direito? Sabe o nome e idade dos seus filhos? Conhece os seus sonhos de consumo? Entende a sua necessidade de poupança e desejo de renda na aposentadoria? Enfim, você acredita que esse gerente realmente esteja preocupado com você e/ou com a sua saúde financeira, como de fato deveria estar?

Assim como eu nunca acreditei, penso que você também não.

ebook tesouro direto e títulos públicos

Conhecer você muito bem

Agora, retornando ao exposto no início desse artigo, repare que para desempenhar da maneira adequada o seu trabalho, o agente autônomo de investimentos (AAI), definitivamente, deverá te conhecer muito bem, para então saber e poder te recomendar as melhores opções de investimentos de acordo com o seu perfil de investidor.

Além disso,

você acredita que tanto os gerentes dos bancos, bem como os profissionais de corretoras de valores, realmente te oferecerão os melhores produtos, com total isenção de interesse?

Provavelmente não.

Já os assessores de investimentos, as chances disto acontecer são muito maiores.

Tanto porque, eles ganham mais, quanto mais performarem a sua carteira de investimentos. Além disso, eles dependem muito das suas indicações para conquistarem novos clientes.

Resumindo, o assessor de investimentos é um profissional capacitado, certificado, autorizado e que irá fazer o melhor para te ajudar a escolher os melhores ativos para investir.

Assessor de investimentos: onde encontrar?

Se você achou interessante ter um assessor de investimentos, você pode estar se perguntando:

Como eu encontro um assessor de investimentos? Quanto custa o serviço de assessoria de investimentos?

Pois então, hoje em dia a maioria das corretoras de valores independentes permite que escritórios de assessoria de investimentos, ou mesmo assessores de investimentos independentes, ofereçam atendimento aos seus clientes.

Ou seja, voltando a analogia da academia, com ou sem o assessor de investimentos, você estará em um mesmo ambiente, com os mesmos produtos, os mesmos serviços e as mesmas taxas.

O que vai diferenciar de fato é o atendimento.

Existem basicamente dois formatos de assessoria de investimentos. Vou chamá-los:

  1. modelo de plataforma fechada e
  2. modelo de plataforma aberta.

Assessoria de investimentos: modelo de plataforma fechada

No modelo de plataforma fechada de assessoria de investimentos, o assessor não tem acesso a conta ou as contas do cliente, seja nos bancos, seja nas corretoras.

Assim, o cliente fornece os extratos de suas contas bancárias e de corretoras de valores ao assessor de investimentos, que munido das informações coletadas, conforme apresentado anteriormente nesse artigo, irá analisar a carteira de investimentos atual do cliente, irá pesquisar os melhores produtos onde o cliente possui conta e, quando julgar adequado, recomendar as devidas trocas de ativos.

Carteira de investimentos

Ou seja, o assessor de investimentos, quando julgar interessante para você, vai recomendar você trocar o fundo “A” pelo “B”, o produto “X” pelo “Y” e assim por diante, e você continua investindo nos mesmos bancos e corretoras onde está hoje.

Nesse modelo de assessoria de investimentos, o assessor é contratado como qualquer outro profissional autônomo e irá cobrar pelo seu serviço. Alguns assessores de investimentos preferem cobrar por hora trabalhada, outros cobram uma taxa percentual sobre o montante da carteira de investimentos dos clientes, enquanto outros cobram um valor fixo por determinado serviço.

guia para montar carteira de investimentos

Assessoria de investimentos: modelo de plataforma aberta

No modelo de plataforma aberta de assessoria de investimentos, o assessor é vinculado a uma determinada corretora de valores, porém, sem nenhum vínculo empregatício nem remuneratório.

Assessor auditado pela Corretora

Ou seja, o assessor de investimentos é monitorado, auditado e avaliado quanto a sua capacitação, certificação, idoneidade e profissionalismo pela corretora.

Porém, não tem nenhuma pressão por metas, performance ou qualquer outra.

Nesse modelo, o cliente abre uma conta na corretora de valores através da qual o assessor possui vínculo. Assim, o cliente é da corretora em questão, porém atendido pelo assessor de investimentos independente.

Conforme já escrevi em outros dois artigos:

A corretora deverá trabalhar com o modelo de shopping financeiro.

Ou seja, através de uma única conta, o cliente consegue acessar centenas de ativos financeiros de dezenas de outros bancos, assets e financeiras, bem como o tesouro nacional e a bolsa de valores.

Por isso o shopping financeiro: através de uma única conta, o cliente acessa grande parte do mercado financeiro nacional e até mesmo internacional, podendo comparar as taxas de diversas instituições financeiras e escolher quem remunera melhor o seu investimento.

Nesse modelo, o assessor de investimentos não cobra absolutamente nada para estudar o seu perfil, entender as suas necessidades e fazer as devidas recomendações.

O que acontece é que todo e qualquer ativo financeiro, seja um CDB, uma LCA, uma LCI, uma debênture, um título público federal, qualquer fundo de investimento dentre outros, seja nos bancos ou nas assets, possuiu uma comissão embutida que é repassada da instituição emissora (seja banco, asset, financeira ou tesouro nacional) para a corretora de valores.

Essa por sua vez, irá dividir essa comissão com o assessor de investimentos pelo serviço prestado.

Assessor de investimento: como escolher?

Finalmente, ao escolher um escritório de assessoria de investimentos ou mesmo um assessor de investimentos independente, procure observar a experiência, a formação, as experiências anteriores, as certificações e, melhor ainda, indicação.

Nesse mercado, um diferencial é, sem dúvida, a certificação CFP (Certified Financial Planner). O CFP está para o assessor de investimentos, assim como a OAB está para os advogados. Além disso, o CFP é uma certificação reconhecida internacionalmente e muito valorizada nos países mais desenvolvidos.

Se você ficou interessado em bater um papo com um assessor de investimentos, agende um horario para uma consultoria de investimentos, lembre de citar que leu este artigo aqui no blog do Caminho para Riqueza.


Saiba como melhorar a rentabilidade da sua carteira de investimentos, converse com um profissional de investimentos agora mesmo.


É isso ai! Espero ter te ajudado! Obrigado pela leitura, um grande abraço e até a próxima.

O que você aprendeu neste artigo

Com a leitura desse artigo você aprendeu:

  • Uma nova profissão regulamentada em 2011 vem revolucionando a forma do brasileiro fazer investimentos financeiros: Assessoria de Investimentos;
  • O que é assessoria de investimentos;
  • Assessoria de investimentos serve para todos investidores;
  • Como um assessor de investimentos pode te ajudar;
  • O assessor de investimentos é o profissional que identifica e avalia o perfil de risco do investidor;
  • Os benefícios da assessoria de investimentos para o investidor;
  • Onde encontrar um assessor de investimentos;
  • Quanto custa e como escolher um assessor de investimentos.

Sinta-se a vontade e escreva sua dúvida no comentário abaixo e se você acredita que este artigo pode ser útil para um(a) colega ou amigo(a), compartilhe na rede social dele(a).

Você deseja receber conteúdo mais específico sobre assessoria de investimentos? Receba novos posts, assine nosso informativo deixando seu e-mail no campo logo abaixo.

Avatar

Por Daniel Guedine

Daniel Guedine é empreendedor, autor e co-fundador do Caminho para Riqueza, clique para ler mais...

Comentários