fbpx

Como apostar contra a economia de um país

Uma das formas de investir “contra a economia de um país” é apostar contra o fundo de índice que representa as ações mais negociadas daquela Bolsa de valores.

No caso do Brasil o investidor pode apostar contra a ETF BOVA11.

O que é BOVA11

O BOVA11 (iShares Ibovespa Fundo de Índice) é um ETF que replica o índice Bovespa (Ibovespa), que representa o desempenho das ações que compõem 85% dos negócios da Bolsa de São Paulo. 

Pelo fato de replicar o Ibov e ser composto das ações mais negociadas, profissionais do mercado vêem o BOVA11 como um grande termômetro da economia do país. BOVA11 cai, mercado financeiro cai. BOVA11 sobe, mercado financeiro sobe. É um pouco exagerado mas é assim que é dito.

O que é essa aposta

Desta forma, o fato de BOVA11 cair gera o termo “apostar contra a economia do país”. Isto é, apostar contra as ações mais negociadas da Bolsa. Já li que grandes investidores fazem isso, mas com valores altos, centenas de milhões ou alguns Bi. Jim Rogers e George Soros são alguns nomes.

Apostar contra BOVA11

Um exemplo seria o seguinte:

“Não tenho nada de BOVA11, o que tenho é somente título público federal, mas acho que a Bolsa de Valores subiu muito e vai cair. Neste caso vou apostar ‘contra o Brasil’, vou vender BOVA11 a descoberto”.

O caso acima foi uma conversa que tive com meu assessor de investimento, onde pedi a ele que me fornecesse um exemplo de investimento mais complexo com uso de BTC e hedge. Porque, a venda a descoberto é feita com o aluguel de ações e essa operação é ‘protegida’, detalhe que não falarei aqui.

guia-de-investimentos-financeiros

Quer apostar contra?

Não quero aqui te estimular a apostar contra o BOVA11, mas apenas entender muitos cenários possíveis de investimentos financeiros. Acredito que com este conhecimento o investidor aprende a tomar melhores decisões e também ser mais questionador aos próprios investimentos.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários