O que está acontecendo com o XP Malls nesta crise do Covid? Como o investidor de FIIs pode se comportar em relação a isto? Compra, vende, qual é a oportunidade que está em jogo?
O investidor provavelmente está acompanhando o que está acontecendo com os fundos imobiliários. Desde o início da crise do coronavírus e quarentena a maioria dos fundos tijolo, principalmente os de shopping, estão com problemas para manter a distribuição de rendimentos mensalmente.
O fundo imobiliário XPML11, XP Malls, foi um dos mais afetados. Em carta enviada a seus acionistas no dia 18 de maios (2020) a administradora BTG Bactual informou que não realizará distribuição de rendimentos mensalmente devido aos empreendimentos XP Malls estarem fechados desde a segunda metade do mês de março/20, além de não ter uma previsão de retorno de abertura dos shoppings do portfólio de investimemto do XP Malls.
Esta medida, claramente, visa proteger o patrimônio do Fundo, uma vez que não é possível confirmar o tamanho do impacto negativo que o resultado do Fundo pode ter nos próximos meses.
Até o momento não há previsão de cobrança de aluguel na maioria dos shoppings do portifolio do XP Malls durante o período em que os empreendimentos estiverem fechados e ainda há a possibilidade do Fundo arcar com as despesas condominiais.
O número de fundos imobiliários com inadimplência ou inquilinos que buscaram uma renegociação é o maior até hoje registrado, porém isto não acontece com a maioria dos fundos.
O fundo imobiliário CBOP11, Castello Branco Office Park, do tipo tijolo, relatou que um de seus principais locatários, a Azul Linhas aéreas não pagou aluguel.
O fundo imobiliário XP Properties informou que a WeWork, que possui salas no condomínio administrado pelo fundo, desocupará os imóveis alugados.
Considerando este atual cenário com muitos fundos imobiliários o investidor pode considerar incluir ou aumentar a sua posição em FIIs. Neste caso é importante contar com uma avaliação mais profunda acerca dos FIIs que se enquadram num perfil apropriado ao investidor. O próprio XPML11 pode ser um exemplo disto.
Há poucos meses sua cotação era de 105 reais, hoje está em 85 reais. Será um bom investimento neste momento? Será que os shoppings do XP Malls vão reabrir em breve e o impacto destas semanas paradas serão rapidamente absorvidos?