fbpx

Ações da Tupy (TUPY3) e o investimento de longo prazo em empresas brasileiras de qualidade

O que há de destaque em Tupy (TUPY3). Entenda o momento da empresa na Bolsa e a importância do investidor se informar para tomar a decisão certa: manter as ações, comprar ou vender ações TUPY3.

Começo e crescimento da Tupy (TUPY3)

A Tupy foi fundada em 1938 na cidade de Joinville em Santa Catarina. A empresa possui quatro fábricas:

  • Uma em Joinville (SC) e outra em Mauá (SP);
  • Duas fábricas no México.

A Tupy desenvolve inúmeros componentes para o setor automotivo. Componentes estes utilizados em caminhões, ônibus, máquinas agrícolas e de construção, carros de passeio, motores industriais e marítimos, entre outros.

Os componentes automotivos fabricados pela Tupy são blocos e cabeçotes de motor e peças para sistemas de freio, transmissão, direção, eixo e suspensão. A Tupy também produz conexões de ferro maleável, granalhas de aço e perfis contínuos de ferro, produtos que atendem a setores diversos da indústria.

A empresa atende diversos clientes no Brasil e no mundo e atualmente exporta para 40 países. Atualmente a companhia passa por uma fase de endividamento e redução nas vendas devido a crise econômica do corona.

Oferta pública de TUPY3

A Tupy (TUPY3) estreou na Bolsa de Valores em 1999. De lá para cá as ações TUPY3 passaram por inúmeros altos e baixos.

A partir de julho de 2010 as ações TUPY3 iniciaram uma subida, saindo de 5 reais, para atingir uma cotação de aproximadamente 19 reais em março de 2013.

Atingiu sua cotação mais alta em janeiro 2020, em torno de 26 reais. Atualmente, primeira semana de setembro 2020, ainda sob efeitos da crise do coronovírus, as ações TUPY3 estão cotadas a 16,65 reais.

Composição acionária da Tupy (TUPY3)

A estrutura acionária da Tupy está dividida entre dois grandes grupos, no caso são grupos brasileiros. A Tupy, portanto, não é uma empresa familiar. Estes grupos são o BNDES Participações S.A (BNDESPar) e o Previ, Fundo de Pensão do Banco do Brasil. O Previ é a Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil.

A composição acionária da TUPY (TUPY3) está feita da seguinte forma:

  • BNDESPar: 28%;
  • Previ: 26%;
  • Acionistas (outros): 46%.

Dividendos de ações TUPY3

Desde 2008 a Tupy vem pagando proventos (dividendos e juros sobre capital próprio) de forma consistente. A empresa ainda não distribuiu dividendos em 2020, o que talvez não ocorra, quebrando um sequencia de pagamento de proventos de mais de 10 anos.

Ainda assim, algumas coisas curiosas acontecem. Em 2017 a Tupy fez nove pagamentos de proventos. Porém, no geral, isso ocorre apenas duas vezes por ano, uma vez no primeiro semestre e outra no segundo semestre.

ebook-dividendos-acoes

Resultados com ações TUPY3

Conheça dois exemplos de resultados que um investidor de TUPY3 obteve ao longo dos anos. Um deles comprando ações TUPY3 em setembro de 2019 e vendendo em setembro de 2020, 1 ano depois.

No segundo caso o investidor compra na baixa da Bolsa, no início da pandemia. Nestes dois casos o objetivo é apenas mostrar como se comportou TUPY3 e quanto o investidor obteve ou não de rendimentos caso tivesse investido em TUPY3.

Investidor que comprou TUPY em agosto 2019

O investidor que comprou TUPY3 no início de setembro de 2019 pagou 18,10 reais por ação. Um ano depois, em 2020, a cotação de TUPY3 é 16,65 reais. Algo em torno de 9% a menos.

Durante este período não houve pagamento de proventos ao investidor. Apesar de boa pagadora de proventos a TUPY teve seu último pagamento de proventos em maio 2019.

Investidor que comprou no início da quarentena da pandemia

Em meados do dia 20/03/2020, na semana de início da crise do covid-19, TUPY3 foi cotado a 10,49 a ação, depois de cair sob os impactos da crise.

O investidor que colocou parte de seu capital em ações TUPY3 e decidiu vendê-las no início de setembro 2020 obteve um ganho de aproximadamente 60%, quando TUPY3 estava cotada a 16,65 reais por ação.

Value Investing com Magazine luiza

Comprar, vender ou segurar ações TUPY3?

Atualmente, setembro de 2020, o P/L (Preço/Lucro) de TUPY3 é de -15,87. Isto ocorre porque o lucro líquido da empresa está negativo. Um bom P/L é considerado quando está entre 0 e 10.

As ações de TUPY3 estão cotadas a 16,65 (08/09/2020). Seu Dividend Yield está em 0,0%. Apesar de boa pagadora de dividendos nos últimos meses a empresa teve lucro líquido negativo.

Outro número interessante é o P/VP, que está em 1,01. O P/VP informa quanto o mercado está disposto a pagar sobre o patrimônio líquido da empresa.

Valo intrinseco

O valor intrínseco, segundo Benjamin Graham, de TUPY3 está em aproximadamente -19,70 (08/Set/2020). Um valor intrínseco que não faz sentido, pois o número está menor que zero devido ao lucro líquído da empresa estar negativo.

Vivemos um momento onde a procura por ouro, principalmente, e prata vem aumentando. O investimento em ações, em projetos das empresas como diz Luiz Barsi, continua sendo de grande valor.

Importância dos indicadores

É importante o investidor entender os objetivos ao comprar ações, conforme afirma Décio Bazin, autor do livro “Faça Fortuna com Ações”. Não apenas indicadores devem ser levados em consideração na tomada de decisão de compra ou venda de uma ação. A governança corporativa e os objetivos do investidor são muito importantes.

O P/VP (Preço da ação sobre o Patrimônio Líquido) é um indicador importante para decisão de compra, no geral, pois outros indicadores se relacionam diretamente a este. O P/VP de WEGE3, por exemplo, é de 13,06, SAPR11 é de 1,29 e MYPK3 é de 0,51. Valores de 08/Set/2020.

O investidor de valor que deseja segurar, comprar ou vender TUPY3 deve cumprir algumas lições. Usar a sua capacidade de discernimento e estudar a fundo os valores da empresa, muito além dos indicadores fundamentalistas mais comuns da ação.

O investidor mais cuidadoso e com menos tempo pode solicitar a ajuda de um assessor de investimento para lhe economizar tempo de estudo e acompanhamento.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários