fbpx

Investimento em Sanepar (SAPR11) não é para todo investidor de ações

O que há de destaque em Sanepar (SAPR11). Entenda o momento das ações SAPR11 na Bolsa e a importância do investidor se informar para tomar a decisão certa: manter as ações, comprar ou vender.

Quem é a Sanepar (SAPR11)

A Sanepar foi fundada nos anos 1960 e é uma sociedade de economia mista e de capital aberto, controlada pelo Estado do Paraná. É responsável pela prestação de serviços de saneamento básico a 346 cidades além de 299 localidades de menor porte.

Como empresa do setor de utilidade pública a Sanepar disponibiliza mais de 55 mil quilômetros de tubulações utilizadas para distribuição de água potável e mais de 36 mil quilômetros de rede coletora de esgoto. Na área de resíduos sólidos, a empresa opera aterros sanitários atendendo no total sete municípios.

Pesquisa e Desenvolvimento

A Sanepar está constantemente investindo em novos programas e projetos. Ultimamente também está investindo em bioenergia através de uma usina de biodigestão, a C.S. Bioenergia S.A.

Sendo classificada pela Bolsa de Valores como uma empresa do subsetor de água e saneamento a Sanepar possui uma ativa atuação em pesquisa e desenvolvimento, através do Centro de Tecnologias Sustentáveis – CETS.

Para que os processos de P&D aconteçam com agilidade a Sanepar possui várias cooperações com outros centros de pesquisa e universidades no Brasil e no exterior.

Para o investidor que avalia os projetos das empresas, conforme Luiz Barsi coloca, empresas como a Sanepar representam um desafio por sua estabilidade e diversos programas já em funcionamento há vários anos.

Oferta Pública de SAPR11

A Sanepar fez a sua oferta pública de ações SAPR3 em 2013 e SAPR11 em 2017. SAPR3 são as ações ordinárias e SAPR11 são as ações UNIT (compostas de um ação ordinária e duas preferenciais).

Composição acionária de SAPR11

A composição acionária de Sanepar está diluída entre vários tipos de acionistas. Porém, a maior participação do capital votante (ações ordinárias) está com o estado do Paraná.

A composição acionária de Sanepar está assim dividida (SAPR3):

  • Estado do Paraná – 60,10%;
  • Acionistas nacionais – 20,46%;
  • Acionistas internacionais – 16,74%;
  • Morgan Stanley Uruguay – 1,02%;
  • Letko Brosseau Equity – 0,86%;
  • The DFA Inv T Co – 0,45%;
  • Norges Bank – 0,36%.

Dividendos de ações SAPR11

As ações de Sanepar são consideradas boas pagadoras de dividendos. Desde sua entrada na Bolsa pagou em média proventos três vezes ao ano.

Geralmente o pagamento de proventos de SAPR11 ocorre nos meses de abril, junho e dezembro.

ebook-dividendos-acoes

Resultados com ações SAPR11

Conheça dois exemplos de resultados que um investidor poderia ter tido com SAPR11. Um deles comprando ações SAPR11 em setembro de 2019 e vendendo em setembro de 2020, 1 ano depois.

No segundo caso o investidor compra na baixa da Bolsa, no início da pandemia. Nestes dois casos o objetivo é apenas mostrar como se comportou SAPR11 e quanto o investidor obteve ou não de rendimentos caso tivesse investido em SAPR11.

Investidor que comprou em setembro 2019

O investidor que comprou SAPR11 no início de setembro de 2019 pagou 28,52 reais por ação. Um ano depois, em 2020, a cotação de SAPR11 é 27,01 reais, algo em torno de 8% a menos.

Lembrando que é preciso contar com o pagamento de proventos feito no período. No caso os proventos pagos em dez/2019 e jun/2020.

Investidor que comprou no início da quarentena do coronavírus

Em meados do dia 23/03/2020, na semana de início da crise do coronavírus SAPR11 foi cotado a 19,59 a ação.

O investidor que colocou parte de seu capital em ações SAPR11 e decidiu vendê-las em setembro de 2020 teria um ganho de aproximadamente 35%, quando SAPR11 estava cotada a 27,01 reais.

Value Investing com Magazine luiza

Comprar, vender ou segurar ações SAPR11?

Atualmente, setembro de 2020, o P/L (Preço/Lucro) de SAPR11 é de 6,98. Para P/L considera-se abaixo de 10, como no caso, um bom número.

As ações de SAPR11 estão cotadas a 27,01 (02/09/2020). Seu Dividend Yield está em 3,8%. Outro número interessante é o P/VP, que está em 1,26.

O P/VP informa quanto o mercado está disposto a pagar sobre o patrimônio líquido da empresa.

Valo intrinseco

O valor intrínseco, segundo Benjamin Graham, de SAPR11 está em aproximadamente 43 reais, para cotação de 27,01 reais – 02/Set/2020.

Num período em que a procura por ouro, principalmente, e prata vem aumentando, o investimento em ações, em projetos das empresas como diz Luiz Barsi, continua sendo de grande valor.

Importância dos indicadores

É importante o investidor entender os objetivos ao comprar ações, conforme afirma Décio Bazin, autor do livro “Faça Fortuna com Ações”. Não apenas indicadores devem ser levados em consideração na tomada de decisão de compra ou venda de uma ação. A governança corporativa e os objetivos do investidor são muito importantes.

O P/VP (Preço da ação sobre o Patrimônio Líquido) é um indicador importante para decisão de compra, no geral, pois outros indicadores se relacionam diretamente a este. O P/VP de JHSF3, por exemplo, é de 1,54, SUZB3 é de 27,93 e MYPK3 é de 0,47. Valores de 02/Set/2020.

O investidor de valor que deseja segurar, comprar ou vender SAPR11 deve cumprir algumas lições. Usar a sua capacidade de discernimento e estudar a fundo os valores da empresa, muito além dos indicadores fundamentalistas mais comuns da ação.

O investidor mais cuidadoso e com menos tempo pode solicitar a ajuda de um assessor de investimento para lhe economizar tempo de estudo e acompanhamento.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários