Analistas da XP traçaram um panorama geral para o setor de saneamento básico, que vive um momento decisivo, acompanhe.
No trabalho de análise realizado no setor como um todo, ficou claro que, o Brasil, nas palavras do analista Gabriel Francisco.
“…é um país muito atrasado em métricas de saneamento.”
E, ainda segundo o analista.
Diante deste cenário, não há outro caminho para melhorar tais indicadores que não seja o aumento dos investimentos. E, nas nossas estimativas, serão necessários R$ 400 bilhões para atingir as metas de universalização de água e esgoto em 2033.
A XP avalia o papel (SAPR11) como um bom perfil risco-retorno, enxergando potenciais de retornos aos acionistas.
Reconhecemos que o ambiente regulatório que a Sanepar se encontra é de incertezas e justifica que as ações negociem a um desconto… Além disso, não enxergamos uma possibilidade da Sanepar ser privatizada. Isso porque há o fato de o governo do Estado nunca ter mencionado o tema até o momento
Finalmente, além do bom perfil de risco-retorno das ações, notamos que a Sanepar é uma boa pagadora de dividendos a acionistas. Entre 2020 e 2022, estimamos um dividend yield de 7,0%.
Se você tem dúvidas sobre dividendos de ações e como investir em ações que pagam dividendos, conheça algumas dicas sobre dividendos de ações.
A XP destaca que os papéis (SBSP3) da Sabesp já subiram 58% no ano (2019) por conta das conversas de privatização. Além disso, segundo o governo de São Paulo, são dois caminhos possíveis:
Em geral, ainda existem muitas incertezas. Elas giram em torno se a Sabesp será ou não privatizada.
E também sobre qual seria o modelo de negócios no caso da empresa se tornar privada.
Em meio a tudo isso, o analista mantém cautela e apontam ainda que se o processo de desestatização não sair, poderia haver um forte ajuste das ações.
Este ano (2019) os papés de ações da Copasa (CSMG3) e Cemig tiveram forte valorização na Bolsa, que chega a quase 70%.
Muito provável como reflexo do otimismo dos investidores com a possibilidade de privatização da companhia, bandeira defendida pelo atual governo de Romeu Zema.
Apesar de tantas inseguranças, a XP destaca os altos dividendos pagos pela Copasa, o que suporta a recomendação neutra.
A política de dividendos da Copasa prevê a distribuição de 50% do lucro como proventos, além de distribuições extraordinárias caso certas condições de endividamento sejam cumpridas. Supõe-se que isto implica um potencial dividend yield de 9,2% entre 2020 e 2022.
Para você que está agora entrando no mundo de renda variável, porém é conservador, investir em empresas pagadoras de dividendos é uma opção interessante para se investir a longo prazo. Pois além da valorização da empresa e de suas ações, você ainda tem o pagamento fixo de dividendos, estes que são isentos de imposto de renda.
Existem muitas empresas ótimas e que pagam ótimos dividendos que você pode analisar e adicionar a sua carteira, mas o ideal é que se você não for alguém que acompanhe o mercado fielmente, tenha um Assessoria de Investimentos para lhe ajudar neste caminho.