Setor de saneamento: Saiba porque XP recomenda ação da Sanepar

Analistas da XP traçaram um panorama geral para o setor de saneamento básico, que vive um momento decisivo, acompanhe.

SAPR11

São três as empresas listadas do setor de saneamento básico na Bolsa de Valores. E, a equipe de analistas colocou recomendação de compra para Sanepar (SAPR11) e neutra para Sabesp (SBSP3) e Copasa (CSMG3).

Brasil e o setor de saneamento básico

No trabalho de análise realizado no setor como um todo, ficou claro que, o Brasil, nas palavras do analista Gabriel Francisco.

“…é um país muito atrasado em métricas de saneamento.”

  • Apenas 83,5% da população tem acesso à água tratada;
  • 52,4% à coleta de esgoto e;
  • 46% ao tratamento de esgoto.

E, ainda segundo o analista.

Diante deste cenário, não há outro caminho para melhorar tais indicadores que não seja o aumento dos investimentos. E, nas nossas estimativas, serão necessários R$ 400 bilhões para atingir as metas de universalização de água e esgoto em 2033.

Sanepar

A XP avalia o papel (SAPR11) como um bom perfil risco-retorno, enxergando potenciais de retornos aos acionistas.

Reconhecemos que o ambiente regulatório que a Sanepar se encontra é de incertezas e justifica que as ações negociem a um desconto… Além disso, não enxergamos uma possibilidade da Sanepar ser privatizada. Isso porque há o fato de o governo do Estado nunca ter mencionado o tema até o momento

Ótimo dividend yield

Finalmente, além do bom perfil de risco-retorno das ações, notamos que a Sanepar é uma boa pagadora de dividendos a acionistas. Entre 2020 e 2022, estimamos um dividend yield de 7,0%.

Se você tem dúvidas sobre dividendos de ações e como investir em ações que pagam dividendos, conheça algumas dicas sobre dividendos de ações.

Sabesp

A XP destaca que os papéis (SBSP3) da Sabesp já subiram 58% no ano (2019) por conta das conversas de privatização. Além disso, segundo o governo de São Paulo, são dois caminhos possíveis:

  • privatização, se o novo marco regulatório do saneamento for aprovado ou;
  • a criação de uma holding que detenha a participação de 50,3% do estado SP na Sabesp e posterior venda de 49,9%.

Incertezas quanto a privatização

Em geral, ainda existem muitas incertezas. Elas giram em torno se a Sabesp será ou não privatizada.

E também sobre qual seria o modelo de negócios no caso da empresa se tornar privada.

Correção dos papéis

Em meio a tudo isso, o analista mantém cautela e apontam ainda que se o processo de desestatização não sair, poderia haver um forte ajuste das ações.

Copasa

Este ano (2019) os papés de ações da Copasa (CSMG3) e Cemig tiveram forte valorização na Bolsa, que chega a quase 70%.

Muito provável como reflexo do otimismo dos investidores com a possibilidade de privatização da companhia, bandeira defendida pelo atual governo de Romeu Zema.

Altos dividendos

Apesar de tantas inseguranças, a XP destaca os altos dividendos pagos pela Copasa, o que suporta a recomendação neutra.

A política de dividendos da Copasa prevê a distribuição de 50% do lucro como proventos, além de distribuições extraordinárias caso certas condições de endividamento sejam cumpridas. Supõe-se que isto implica um potencial dividend yield de 9,2% entre 2020 e 2022.

Para você que está agora entrando no mundo de renda variável, porém é conservador, investir em empresas pagadoras de dividendos é uma opção interessante para se investir a longo prazo. Pois além da valorização da empresa e de suas ações, você ainda tem o pagamento fixo de dividendos, estes que são isentos de imposto de renda.

Existem muitas empresas ótimas e que pagam ótimos dividendos que você pode analisar e adicionar a sua carteira, mas o ideal é que se você não for alguém que acompanhe o mercado fielmente, tenha um Assessoria de Investimentos para lhe ajudar neste caminho.

assessoria-de-investimentos-personalizada-gratuita
Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários