fbpx

O que são as ações microcaps

Microcaps são ações de empresas na Bolsa de Valores cujo valor de mercado seja de até 300 milhões. Diferentemente das Small Caps que é até 2Bi. O interessante nestas empresas é um possível potencial de ganho escondido.

Análise de microcaps

Pouquíssimos analistas de grandes corretoras investem seu tempo em análises de empresas microcaps, ficando este trabalho para as casas de análise que cobram pela informação através de seus relatórios.

Há casos de microcaps que subiram 24.000% durante um ano. Loucura? Sim, loucura. Há o inverso também. Portanto não estou incentivando o investidor a aplicar o seu dinheiro em somente microps.

Liquidez na negociação

Importante estar atento a liquidez de uma ação microcap, é muito comum uma ação microcap ter somente 50.000 reais de negociação no dia. Portanto não ache que vai ser tudo tão rápido quanto é com uma ação bluechip.

Carteira com ações de microcaps

Porém, caso a carteira do investidor esteja composta com 30% de ações eu acredito que 5% pode muito bem ser para investir em algumas microcaps. Antes é preciso fazer uma boa avaliação de quais empresas investir.

A verdade é que o seu assessor de investimento não fará esta avaliação de microcaps, a não ser que o investidor seja um cliente de 3 a 5 milhões. Eu acho justo porque a vida de um assessor de investimento é “insana”, em média atende 50 clientes.

Em vista disso, a minha orientação é:

Faça a lição de casa!

Assine algum boletim de microcaps, aprenda um pouco mais sobre Valuation e Análise de Ações. Ou aprofunde-se através de um site como o Fundamentus, onde você encontra todos os números de qualquer empresa microcaps listada na Bolsa.

Microcaps na Bolsa

Algumas empresas microcaps que podem, ou não, surpreender neste ano:

  • Grazziotin (CGRA4);
  • Metisa (MTSA4);
  • Mangels Industrial (MGEL4);
  • Metalgrafica Iguaçu (MTIG4);
  • Panatlantica (PATI3);
  • Pratica Klimaquip (PTCA11);
  • Trevisa (LUXM4);

É importante não confundir as ações microcaps com as ações Small caps. No caso de Small Caps é possível inclusive investir em um fundo de índice que acompanha as Small caps da Bolsa, o SML11.

Neste caso do ETF o investimento é num índice, o que significa investir numa lista de empresas Small Caps mais negociadas da Bolsa de Valores.

Assessoria de Investimentos
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

É investidor na bolsa e escreve sobre investimentos e tecnologia. É sócio e autor no Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários