fbpx

Ações JHSF3 e a liderança do mercado de luxo no Brasil

Conheça a JHSF Participações (JHSF3) na Bolsa de Valores. Entenda o momento das suas ações no mercado e a importância do investidor se informar e tomar a melhor decisão: manter as ações, comprar ou vender.

Começo e crescimento de JHSF Participações (JHSF3)

A JHSF Participações S.A. (JHSF3 na Bolsa de Valores) foi fundada em 1972 para atender ao público de alta renda no Brasil. Iniciou como incorporadora, depois empresa de engenharia, até os dias atuais onde é reconhecida por projetos nos seguintes setores:

  • Incorporação,
  • Renda Recorrente,
  • Hospitalidade e Gastronomia,
  • Aeroporto Executivo.

As principais marcas JHSF são a Fazenda Boa Vista, Shopping Cidade Jardim, Catarina Fashion Outlet e Fasano, que são referência no mercado de luxo.

A JHSF é uma empresa que se coloca como líder em luxo no Brasil, no segmento de Incorporação, Shoppings, Varejo, Hospitalidade e Gastronomia.

O grupo tem essa característica interessante de possuir uma certa diversificação em seus negócios. Um cliente JHSF pode ser um cliente no mercado de luxo ao comprar o imóvel alto padrão, consumir no shopping de luxo ou vivenciar a hospitalidade e gastronomia oferecida pelas empresas JHSF.

Em 2019 foi inaugurado o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo em São Roque, SP. Neste aeroporto a JSHF inaugurou a sua entrada em um novo setor, o de aeroporto executivo, pensando em sua clientela de luxo no Brasil.

IPO de JHSF3

A JHSF Participações S.A. fez a sua estréia no Novo Mercado da Bolsa de Valores – B3 – em 2007, portanto em 2020 completa 13 anos de Bolsa de Valores.

Composição acionária

A composição acionária de JHSF3 é composta pelos seus maiores acionistas, controladores ou não, que possuem ações ordinárias. Somente ações ordinárias permitem a votação na assembléia da companhia.

A composição acionária da JHSF Participações (JHSF3) está dividida entre:

  • JHSF Par. S.A.(39,54%);
  • José Auriemo (12,02%);
  • Flatly (2,03%);
  • Fabio Auriemo (3,55%);
  • Capital Reserch Global Investors (7,17%);
  • Outros (35,6%).

Dividendos de ações JHSF3

Após sua estréia na Bolsa em 2007, no ano seguinte a empresa já fez pagamento de dividendos. De 2008 a 2020 a JHSF não pagou dividendos a seus acionistas nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018.

Em 2019 e 2020 retornaram os dividendos. Os dividendos de JHSF3 costumam ser pagos no ínício do ano, geralmente abril, e fim de ano, geralmente novembro ou dezembro.

ebook-dividendos-acoes

Resultados com ações JHSF3

Conheça dois exemplos de resultados que um investidor poderia ter tido com JHSF3. Um deles comprando em agosto de 2019 e vendendo em agosto de 2020.

O segundo caso, o investidor compra na baixa da Bolsa, no início da pandemia. O objetivo é apenas mostrar ao investidor como ele poderia ter ganho, ou perdido, com ações JHSF3.

Investidor que comprou em agosto 2019

Há 12 meses, em 27 agosto 2019, a cotação de ações JHSF3 era 3,83 reais o papel. O investidor que tivesse investido em ações JHSF3 nesta data e vendido 1 ano depois, em agosto 2020 obteria uma valorização de aproximadamente 100%, fora os dividendos.

Em 27 agosto 2020 as ações de JSHF3 estão cotadas a 7,87 reais o papel.

Investidor que comprou no início da quarentena do coronavírus

Nos dias iniciais da quarentena do covid, quando as Bolsas no mundo estavam em queda, no dia 18/03/2020 JHSF3 bateu a cotação de 3,41 reais o papel.

O investidor atento que tivesse comprado neste periodo e vendido no fim de agosto 2020 (cotação JHSF3 a 7,87 reais), obteria um lucro aproximado de 120%.

Este lucro seria decorrente da venda das ações JHSF3 compradas no início da quarentena da crise do covid-19. Neste período JHSF3 tambem pagou dividendos, o que deveria ser acrescentado ao montante, um valor pequeno, mas que deve ser lembrado.

Value Investing com Magazine luiza

Quando comprar ou vender ações JHSF3?

Atualmente, fim de agosto 2020, o P/L (Preço/Lucro) de JHSF3 é de 9,30. Para P/L considera-se abaixo de 10, como no caso, um bom número.

As ações de JHSF3 estão cotadas a 7,87 (25/08/2020). Seu Dividend Yield está em 1,8%. Outro número interessante é o P/VP, que está em 1,66.

O P/VP informa quanto o mercado está disposto a pagar sobre o patrimônio líquido da empresa.

Num momento em que a procura por ouro e prata vem se destacando, o investimento em ações, em projetos das empresas como diz Luiz Barsi, continua de grande importância.

Importância dos indicadores

É importante o investidor entender os objetivos ao comprar ações, conforme afirma Décio Bazin, autor do livro “Faça Fortuna com Ações”. Não apenas indicadores devem ser levados em consideração na tomada de decisão de compra ou venda de uma ação. A governança corporativa e os objetivos do investidor são muito importantes.

O P/VP (Preço da ação sobre o Patrimônio Líquido) é um indicador importante para decisão de compra, no geral, pois outros indicadores se relacionam diretamente a este. O P/VP de MYPK3, por exemplo, é de 0,50, ALUP11 é de 1,31 e WEGE3 é de 13,83.

O investidor de valor que deseja manter, comprar ou vender JHSF3 precisa fazer algumas lições, usar sua capacidade de discernimento e estudar a fundo os valores da empresa, muito além dos indicadores fundamentalistas mais comuns da ação.

O investidor mais cuidadoso e com menos tempo pode solicitar a ajuda de um assessor de investimento para lhe economizar tempo de estudo e acompanhamento.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários