Ame ou odeie, ações da OIBR3! A história de amor e ódio digno de uma novela mexicana. A Oi é um roteiro de reviravoltas. Acompanhe como anda a companhia neste momento de reestruturação, recuperação judicial e praticamente um leilão ocorrendo entre TIM, CLARO, VIVO, ALGAR e HIGHLINE.
Olá amigos peregrinos do caminho para a riqueza, vamos sintonizar na frequência de OIBR3 e OIBR4?
A Oi já foi controlada por TelemarBR e Portugal Telecom. Na época a empresa operava suas redes de voz e dados via cabeamento de cobre, em um setor altamente concorrido. Atualmente sua tecnologia está aquém de seus pares, que migraram para novas tecnologias, como a fibra óptica.
Com isso, a empresa ficou muito para trás. Além de obsoleta, com seus sistemas tendo que se adequar as novas tecnologias do mercado, Este cenário fez com que a empresa perdesse o “Share” de mercado muito rápido.
Este comportamento letárgico demandou altos investimentos e acarretou em muitos erros estratégicos da companhia, em um setor muito complicado.
O modus operandi da Oi (OIBR3) basicamente consumia o seu caixa em alta velocidade. Isto acarretou com que a empresa entrasse em recuperação judicial, ou seja, a maior recuperação judicial do Brasil em 2016, em cerca de 65 bilhões de dívida.
Em setembro de 2019 o Senado aprova o novo marco das telecomunicações, trazendo mais segurança jurídica para investimentos no setor. Foi quando a Oi (OIBR3, OIBR4) ficou mais atraente.
A empresa hoje segue o seu plano de recuperação judicial. Existes muitos ativos estratégicos que a empresa pode vender e assim fortalecer o seu caixa.
Durante o processo de recuperação judicial ela apresentou ao mercado um plano para venda de seus principais ativos. Com pré-fixações de valores mínimos, além de colocar à venda também:
A empresa está no meio de uma reorganização em sua estrutura, ou plano de recuperação judicial. Nele, basicamente existirá um novo grupo Oi, onde nascerá duas novas empresas:
Estamos desenvolvendo esse modelo, posso dizer que existe uma ambição sim de fazer algo do tipo.
(André Telles, durante o evento digital Fórum das Operadoras Inovadoras)
Desta forma a empresa abrindo o seu sistema, via Oi INFRA CO, para outras operadoras a própria Oi CLIENT CO ganha eficiência na construção da rede de fibra óptica. Ela também economiza financeiramente na construção desta rede de fibra optica, já que requer alto investimento neste segmento.
O que está ocorrendo hoje no mercado é um grande LEILÃO. Os ativos de telefonia móvel da Oi se tornaram a “menina dos olhos” de seus concorrentes: TIM, CLARO, VIVO e HIGHLINE. Esse processo acelerou durante a pandemia, o ativo ficou mais atrativo, mas não se sabe quem vencerá essa disputa.
Agosto deste ano (2020) é o mês chave para companhia pois haverá a assembleia geral dos credores. Caso seja aprovado o aditamento no plano de recuperação judicial, a empresa avançara suas estratégias.
O momento atual de juros baixos (selic 2.25%) gera competitividade para as empresas que estão endividadas. Isto se conseguirem reestruturar suas dívidas, o que pode ser caso da Oi.
A Oi é um roteiro de reviravoltas. Por esses motivos listados os investidores devem ficar atentos ao momento do mercado e como seguirá a companhia. Com isso, estamos a disposição para dar o suporte devido ao assunto.
A OI está na boca do povo e dos investidores, muita especulação e sim, se tornou mais uma ação da moda, assim como várias outras já se tornaram e muitas ainda virão.
A questão principal, a minha mensagem é que você não invista por investir e não siga a manada porque uma ação está na “moda”, consulte o seu assessor, faça a sua estratégia e esteja pronto para os próximos movimentos, e se quiser eu posso te ajudar, e não, não vou cobrar nada com isso, basta preencher o formulário abaixo e vamos bater um papo.
Mas antes que você me pergunte: “Ué Roberto, você trabalha de graça?” – Eu já lhe adianto que não, não existe almoço grátis e eu não trabalho de graça. A corretora de valores na qual eu represento que me remunera, da mesma forma que um banco remunera seu gerente, a diferença aqui é que uma corretora tem foco no investimento por objetivo, e se você decidir fazer sua estratégia de curto, médio ou longo prazo comigo e com a corretora que eu represento, você terá um acompanhamento exclusivo e personalizado.
Disclaimer: Nada do que foi dito deve ser levado como recomendação de investimentos. O Ideal é estar coberto por uma Assessoria de Investimentos, estes que vão junto a você descobrir o seu perfil de investidor e te direcionar de acordo aos seus objetivos financeiros.