fbpx

Ações Alupar (ALUP11) e oportunidades para investir no setor elétrico

Conheça a Alupar, ALUP11 na Bolsa. Uma empresa destaque no setor elétrico, atraente para os investidores. Para investir entenda as características próprias do setor elétrico e da companhia Alupar.

Surgimento da Alupar e o Setor Elétrico

A Alupar, ALUP11, é uma holding que foi constituída em 2007 e possui controle nacional privado. Atua nos segmentos de transmissão e geração de energia elétrica, com empresas no Brasil, Colômbia e Peru.

O seu objetivo é a implementação e operação de projetos de infraestrutura relacionados ao setor de energia no Brasil e em países selecionados na América Latina.

Até julho 2020, a Alupar possuía a concessão de 30 sistemas de transmissão, totalizando 7.929 km de linhas de transmissão, por meio de concessões com prazo de 30 anos, localizados no Brasil e uma vitalícia na Colômbia.

Características do Setor Elétrico

Para os investidores que empresas do setor elétrico é importante considerar o seu maior risco, que são aqueles relacionados a fatores regulatórios.

No Governo Dilma vimos as ações de empresas elétricas serem puxadas para baixo em razão de fatores regulatórios, são riscos reais que o setor elétrico enfrenta, que podem chegar de surpresa.

Outros riscos do setor elétrico são:

  • Riscos relacionados a construção e operação (projetos de investimentos em diferentes estágios de construção);
  • Riscos relacionados a partes relacionadas (fornecedores, geralmente serviços de engenharia e construção).

Alupar (ALUP11) na Bolsa

A Alupar foi registrada na Bolsa de Valores de São Paulo – B3 no dia 23 de Abril de 2013.

Atualmente, as suas UNITS são negociadas com o código ALUP11. Uma ação Unit é composta por 1 ação ordinária e 2 ações preferenciais (1 UNIT = 1 ON + 2 PN).

Resultados com Alupar nos últimos anos

Conheça alguns resultados de investimento em ALUP11, em períodos distintos. Acompanhe e observe os diferentes retornos que um investidor obteria investindo em ALUP11.

Quem investiu em Alupar um pouco depois do inicio da crise do corona

O investidor que comprou ALUP11 um pouco depois do inicio da crise do corona e aproveitou a fase de baixa na Bolsa de Valores ainda assim se surpreendeu.

Em 16/04/2020 as ações de ALUP11 estavam cotadas a 22,66 reais, três meses depois em julho, ainda na crise do corona, as ações de ALUP11 fecharam em 24,12 reais, um pequeno aumento, considerável. As ações de Alupar não sofreram tanta variação durante a crise econômica do covid-19.

Quem investiu em Alupar em julho 2019 (há 1 ano)

O investidor que tivesse comprado mil ações de ALUP11 há um ano, em 24/07/2019, quando a ação estava cotada a 26 reais, e resolvesse vender em 24/07/2020, um ano depois, realizaria prejuízo.

Nesta data – 24/07/2020 – , uma ação de ALUP11 estava cotada a 24 reais, portanto um prejuízo de aprox. 8%.

Quem investiu em Alupar em 2015

Há cinco anos, em 20/07/15, a ação de ALUP11 estava cotada a 13,31 reais.

Uma variação de quase 100% para o valor da ação cotado cinco anos depois, em 20/07/2020 – 24 reais a ação de ALUP11.

No caso de uma aporte financeiro aplicado em títulos ou fundos DI com base na taxa Selic, de 2015 a 2020, teria um acumulado de aprox. 60%. Portanto, o investimento em ALUP11 teria rendido 40% a mais que investimentos atrelados ao juro básico.

Dividendos ALUP11

As ações de Alupar pagam dividendos todo ano, geralmente nos meses de abril e dezembro. Para isso o RI (Relacionamento com Investidores) da Alupar emite um aviso aos acionistas, onde a companhia informa o DATA-COM e o DATA-EX. E, na data de pagamento dos dividendos é importante o investidor iniciante saber onde são depositados os dividendos.

Esta e outras questões podem ser resolvidas pelo próprio investidor, nosso blog existe para ajudá-lo neste sentido. O investidor pode também entrar em contato com um assessor de investimento.

Quando comprar ou vender ALUP11?

Esta é uma importante decisão, que cabe somente ao investidor contando com a sua capacidade de discernimento. Vários recursos e passos podem ser úteis para ajudá-lo neste tipo de decisão, como por exemplo:

  • O conhecimento do seu perfil de investidor;
  • A definição clara se é um investidor trader ou um investidor de valor (value investing);
  • O conhecimento mínimo dos indicadores fundamentalistas ou técnicos;
  • Se possível assinar o conteúdo de um casa de análise: dica de hoje, suno, empiricus, eleven, etc;
  • Contar com um assessor de investimento ou alguém mais experiente para trocar informações;
  • Assinar sites onde possa receber atualizações referente a ação e o setor.

Sendo assim, é da maior importância o investidor ter estas questões respondidas e muito claras. E, a partir do passo seguinte tomar um decisão em relação a ALUP11.

Peter Lynch ebook
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários