fbpx

A Trilogia do Mago de Strovolos, no Chipre

A história do mago de Strovolos no Chipre, contada por um escritor e professor de sociologia da Universidade do Maine (EUA), série em três livros lançadas inicialmente nos EUA nas décadas de 80 e 90.

Strovolos no Chipre

Publicado no Brasil pela editora Pensamento a trilogia do mago de Strovolos, Strovolos é o nome de uma cidade no Chipre (o Chipre é um país ilha que fica no mar mediterrâneo), conta a história do homem chamado Spyros Sathi, através dos olhos de um sociologo cipriota radicado nos Estados Unidos, Kyriacos C. Markides.

O autor escreveu três livros sobre a vida do mago de Strovolos, no periodo de suas férias e um sabático no Chipre, sua terra natal. Segundo Kyriacos, Daskalos (o mago de Strovolos) sempre foi conhecido em sua cidade, como um curador, pessoas de inúmeros lugares vinham em sua procura.

A história de Daskalos

Décadas depois, o autor, já PhD em Sociologia e professor na Universidade do Maine resolver retornar a sua terra natal e contar a história deste curador, que foge a qualquer lógica científica.

Os três livros foram lançados no Brasil durante a década de 90. Hoje em dia são difíceis de encontrar até em sebos.

  • O primeiro livro da Trilogia do Mago de Strovolos, publicado em 1985 nos EUA: O Mago de Strovolos;
  • O segundo livro da Trilogia do Mago de Strovolos, publicado em 1987 nos EUA: Homenagem ao Sol;
  • O terceiro livro da Trilogia do Mago de Strovolos, publicado em 1990 nos EUA: O Fogo do Coração.
livro-mago-de-strovolos
livro-homenagem-ao-sol
livro-fogo-do-coracao

Cristianismo místico

Uma parte dos ensinamentos de Daskalos foram compilados por alguns de seus alunos. A instituição Research of Truth é uma delas.

Kyriacos C. Markides é um sociólogo cipriota radicado nos Estados Unidos. Doutor em 1970, pela Wayne State University, Michigan, desde 1972 passou a lecionar na Universidade de Maine. É especialista em Sociologia da Religião, nos últimos vinte anos tem estudado a vida e os ensinamentos dos cristãos místicos, curandeiros e milagreiros em todo o mundo.

Tornou-se conhecido com a publicação do seu livro Mago de Strovolos – O Extraordinário mundo de quem faz Curas Espirituais, onde narra suas palestras com Daskalos, ou Spyros Sathi, um poderoso clarividente que habitava a ilha de Chipre e fazia curas espirituais, atuando como auxiliar invisível – orientado pelo Pai Yohanan – junto a seus discípulos.

O aspecto mais notável no livro é a descrição dos processos de “assunção do carma” realizados por Daskalos, bem como a forma como lidava com as chamadas “formas-pensamento”, termo cunhado no âmbito da literatura teosófica.

O ponto de vista do próprio curador

Daskalos executava manobras fora da compreensão comum e o autor Kyriacos teve sérios problemas em interpretá-las a partir do método científico. É interessante observar o processo a que chegou. Dorothy Maclean recebeu cientistas em Findhorn na década de 70, que queriam compreender como plantas tropicais respondiam tão bem em Findhorn.

Só conseguimos compreender o que Dorothy Maclean fez depois que ela mesma escreveu um livro contando como era o seu processo de comunicação. Kyriacos no fundo, tenta fazer o mesmo, sem julgar ele tenta olhar do ponto de vista do próprio curador, Daskalos.

caminho para riqueza no telegram
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários