fbpx

A maior ETF de ouro do mundo

Uma ETF de ouro com as 47 maiores mineradoras do mundo. Esta é uma outra forma de se investir em metal precioso, indiretamente, através do “iShares MSCI Global Gold Miners ETF”, em empresas que mineram ouro no mundo.

Alta do ouro

Nos últimos meses de 2019 o ouro commoditie atingiu uma de suas maiores altas e a ETF RING (iShares MSCI Global Gold Miners ETF) teve um aumento ainda mais surpreendente.

Durante a crise do coronavírus o ouro, assim como a prata, teve outra alta, porém desta vez foi surpreendente. Inúmeros analistas passaram a indicar o ouro como proteção.

Mineradoras de ouro

Esta ETF acompanha 47 empresas cujo negócio principal é a mineração de ouro. Vale lembrar que estou falando aqui de uma ETF listada na NYSE (Bolsa de Nova York) mas logo mais vou chegar na Bolsa B3 brasileira.

Investimento em ouro metal precioso

Investir neste ETF é uma forma de investir em ouro, metal precioso, sem comprar ouro físico ou ouro commoditie.

Algumas das empresas nesta ETF são:

  • NEWMONT GOLDCORP CORP – Mineradora de ouro (EUA);
  • BARRICK GOLD CORP – Mineradora de ouro (Canadá);
  • NEWCREST MINING LTD – Mineradora de ouro (Austrália);
  • ANGLOGOLD ASHANTI LTD – Mineradora de ouro (Africa do Sul);

Não vi nenhuma empresa brasileira na lista desta ETF, mas há uma do Peru.

E como investir da B3

Quase achei que não encontraria nada, mas vi que a NEWMONT GOLDCORP CORP é uma BDR (Brazilian Depositary Receipts) na bolsa brasileira, de código N1EM34. Eu listei no Home Broker e ok, ela existe mesmo. Necessário apenas que seja investidor qualificado para comprar.

Comprando N1EM34 aqui na B3 você se expõe ao dólar e também ao ouro, através de empresa mineradora listada na NYSE (bolsa americana). Lembrando que você não está comprando a ETF comentada neste artigo, mas somente uma empresa, NEWMONT GOLDCORP CORP, listada como BDR na bolsa brasileira.

Ouro e os grandes investidores

Grandes investidores costumam sempre ter uma parte dos seus investimentos em ouro e há boas razões para isso. Veja o que diz Mark Mobius.

Ray Dalio, outro grande investidor, mantêm em seu portifolio de hedge ao menos 10% em ouro.

hábitos-de-grandes-investidores

Como investir em ETFs na bolsa brasileira?

Não é difícil e acredito que você já sendo um investidor, provavelmente já invista. Comprar ETF é como comprar uma ação. A ETF BOVA11 é a mais negociada na bolsa B3, outra bem interessante é DIVO11, que lista empresas que pagam dividendos.

Como uma conta na corretora só é preciso abrir o home broker e investir. Antes entenda bem sua estratégia de investimento e porque está comprando uma ETF. Faça isso por conta ou converse com um assessor de investimento. Eu faço das duas formas, em alguns casos invisto por conta própria e em outros casos peço assessoria do meu assessor. Não acho que uma forma é melhor que a outra.

ETF - ebook - caminho para riqueza
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários