13 filmes sobre finanças que você deveria assistir

Investir, negociar e administrar dinheiro são etapas que fazem parte de uma arte um pouco complicada, porém, totalmente possível de ser aprendida. Atualmente, é possível contar com o apoio de assessorias, que ajudam você a saber onde fazer o melhor investimento, e também existe a internet, que pode auxiliar na hora de dar o primeiro passo rumo ao conhecimento financeiro.


Com um pouco de conhecimento e ajuda especializada os seus rendimentos financeiros podem aumentar consideravelmente, agende um bate papo com um profissional de investimentos.


Além disso, no segmento cultural, existem diversos filmes sobre finanças que ajudam a entender um pouco sobre o mercado de ações, as pessoas que trabalham ali e toda a atmosfera que envolve o assunto.

Este texto é justamente sobre esses filmes. Vamos listar alguns dos melhores longas-metragens que falam do universo das finanças para você se inspirar enquanto se diverte assistindo a um bom filme. Acompanhe e escolha o seu próximo filme do final de semana!

1. A Grande Aposta (2015)

A Grande Aposta é um filme indicado para todos os amantes de Economia e da Bolsa de Valores, já que usa termos e expressões que não são muito comuns para quem for leigo. O longa conta a história do guru de Wall Street, Michael Burry (Christian Bale), que percebe que diversos empréstimos feitos dentro do ramo imobiliário correm o risco de não serem pagos.

Para tentar contornar a situação, o guru investe contra esse mercado, colocando mais de um bilhão de seus investidores em jogo. Sua ideia brilhante atrai a atenção do corretor Jared Vennet (Ryan Gosling). Juntos, eles se aproveitam da crise imobiliária para criar um verdadeiro império.

Aproveite e conheça um pouco mais da história de vida de Michael Burry, com algumas lições da vida real do investidor para aprender a ficar rico.

2. O Lobo de Wall Street (2013)

O filme americano, dirigido pelo consagrado Martin Scorsese, é baseado no livro homônimo, escrito por Jordan Belfort e foi indicado cinco vezes ao Oscar. Na película, Belfort é interpretado por Leonardo DiCaprio, um corretor que vive em Nova Iorque e está em busca de um emprego na área financeira. Porém, após a fatídica Segunda-Feira Negra (fato que ocorreu em 1987), ele perde o emprego.

Belfort, então, abre a empresa Stratton Oakmont, que tem como alvo nada mais, nada menos que a bolsa de valores de Nova Iorque. Entre drogas, poder, muito dinheiro, ganância, corrupção e muitos outros excessos, Belfort tenta construir um império milionário baseado em todos os tipos de esquemas, legais ou não.

O enriquecimento rápido precisa ser conciliado com o estilo de vida exagerado. Um prato cheio para quem deseja aprender a respeito da má administração de uma fortuna e as consequências de uma vida gananciosa e desregrada.

3. A Fraude (1999)

A Fraude, filme de James Dearden, conta a história de Nick Leeson (Ewan McGregor), um funcionário ambicioso do banco Barings.

Para cumprir seus planos de não viver de maneira medíocre, Leeson agarra a primeira oportunidade que tem, ao ser enviado para Jacarta a fim de resolver problemas da empresa. Lá, conhece Lisa, com quem se casa, e posteriormente vai para Singapura, onde o banco oferece a ele uma nova proposta de emprego.

Para alcançar o sucesso, o personagem principal quebra as regras e consegue ser um verdadeiro destaque no primeiro ano de trabalho. Porém, o que ninguém sabe é que Leeson esconde as perdas em uma conta criada para este fim.

No desenrolar da história, acontecem alguns fatos que o fazem perder o controle e culminam em uma crise financeira histórica, levando o banco à falência. É uma boa história para compreender a importância do equilíbrio da ambição.

4. Trabalho Interno (2010)

Trabalho Interno é um documentário, de Charles Ferguson, que envolve informações importantes sobre a crise entre os anos de 2007 e 2012, sendo essencial para quem se interessa por finanças.

O filme é dividido em 5 partes que abordam:

  • a indústria financeira,
  • a criação da bolha,
  • a chegada da crise,
  • as responsabilidades sobre ela e
  • qual o cenário após essa situação.

Tudo organizado a partir de uma série de longas pesquisas e entrevistas com políticos, jornalistas e demais profissionais ligados ao ramo das finanças, deixando em evidência o relacionamento desgastado entre justiça, política e o universo acadêmico.

5. Grande Demais Para Quebrar (2011)

Baseado em um livro homônimo, escrito pelo jornalista Andrew Ross Sorkin, “Grande Demais Para Quebrar” tem direção de Curtis Hanson e foi produzido de maneira independente dos grandes estúdios. O filme tem uma linguagem mais técnica e é ideal para quem já está mais avançado nos estudos sobre finanças, investimentos e ações do mercado financeiro.

O longa conta a história do banqueiro Dick Fuld (James Woods), que pede a ajuda do homem mais poderoso do mundo para ajudá-lo a reverter o caso das ações do banco Lehman Brothers, que estão caindo. Começa, então, uma negociação privada de investidores e membros do congresso para salvar a instituição.

Os bancos, após o empréstimo de dinheiro para que milhares de cidadãos dos Estados Unidos alcançassem o conhecido “sonho americano” da casa própria, acabaram criando uma bola de neve. A inflação estourou, empresas entraram em colapso e o mercado imobiliário sofreu as consequências.

6. A Negociação (2012)

Neste filme, dirigido por Nicholas Jarecki, o milionário Robert Miller, vivido por Richard Gere, está prestes a vender sua empresa quando sofre um acidente de carro, resultando na morte de sua amante.

Para preservar seus milhões e sua integridade como empresário, o magnata oculta sua responsabilidade no acontecido. Porém, um investigador começa a pesquisar o caso e chega até Miller, sabotando todos os seus planos.

O filme é um drama com uma pitada de suspense; é leve e trata o assunto com naturalidade. Dessa forma, não é necessário ser grande conhecedor do mercado financeiro para entender o longa, que se concentra em um dilema moral envolvendo falcatruas e traições.

7. Enron — Os Mais Espertos da Sala (2005)

Enron — Os Mais Espertos da Sala é um documentário que trata do caso de uma das maiores empresas dos Estados Unidos, e do mundo, no ramo de energia. Com direção de Alex Gibney, o filme ganhou o prêmio “Independent Spirit” de melhor documentário.

A história aborda os administradores da instituição que fugiram roubando milhões de dólares da empresa, deixando investidores, apoiadores e empregados sem dinheiro, desregulamentando o setor de energia americano.

Durante o documentário, é possível ver alguns documentos, fotos, gravações e comentários sobre o maior escândalo financeiro dos anos 80. Tudo em ordem cronológica desde a ascensão da organização até sua queda, com os escândalos envolvendo fraudes fiscais e indícios de que executivos da companhia também estavam envolvidos.

8. Margin Call — O Dia Antes do Fim (2011)

O filme também trata sobre a crise financeira de 2008, abordando a rotina do mercado sem muitas explicações. No longa, três colegas trabalham no setor de riscos de uma corretora, que passa por um momento de crise e está demitindo alguns funcionários.

Eric (Stanley Stucci), o chefe, que também foi demitido, entrega a um deles um pen drive com informações sigilosas sobre a situação da empresa e como ela já ultrapassou muito o limite do risco que pode correr, beirando a falência.

A reunião de emergência entre vários setores da empresa acontece quando esse conteúdo é descoberto e o dono tenta proteger a reputação. O elenco conta ainda com Zachary Quinto, Paul Bettany, Penn Bagdley e Kevin Spacey.

9. O Poderoso Chefão (1972)

Um dos maiores clássicos do cinema, o filme de Francis Ford Coppola é um drama policial que traz a história de Don Vito Corleone (Marlon Brando), o líder de uma família mafiosa em Nova York.

O desenrolar da história se dá durante a festa de casamento da filha de Vito, Connie (Talia Shire), onde acontecem ameaças e são apresentados os principais personagens do enredo. Como, por exemplo, o terceiro filho de Vito, Michael (Al Pacino), capitão da marinha que recentemente voltou do combate na 2.ª Guerra Mundial e até então nunca havia se envolvido nos negócios do pai.

Os problemas aumentam quando um gângster chamado Sollozzo, de uma máfia rival, ameaça começar as vendas de drogas em toda cidade, enquanto Don Vito rejeita tal empreitada por odiar essas substâncias. Uma rivalidade extrema brota dessa discordância e Sollozzo planeja o assassinato de Don Vito.

O elenco conta ainda com Robert Duvall, Diane Keaton e James Caan. O filme é o primeiro de uma trilogia de sucesso internacional, considerado uma das maiores obras do cinema de todos os tempos. Traz lições sobre administração de negócios e planejamento financeiro. É imperdível para quem gosta de clássicos.

Guia de Planejamento Financeiro Pessoal e investimentos

10. Capitalismo: Uma História de Amor (2009)

O documentário americano, escrito e dirigido pelo ousado e crítico Michael Moore, retrata o impacto negativo acerca do domínio das corporações na vida dos norte-americanos e de todo o mundo.

A pergunta principal gira em torno do “amor” cultivado pelas práticas capitalistas, considerado inicialmente inocente. Mas que acabou por privilegiar uma classe e arruinar parte da população, que vê os empregos e seus bens desaparecerem em meio à crise. Algo que corrompe os ideais de liberdade que estão previstos na Constituição dos Estados Unidos.

O filme traz entrevistas de nomes importantes da Política e Economia dos EUA. Ainda conversa com pessoas comuns que tiveram suas vidas interrompidas, trazendo uma abordagem histórica até o momento marcante da eleição de Barack Obama.

11. Quem Quer Ser um Milionário? (2008)

O filme britânico, com direção de Danny Boyle e inspirado no livro Q & A, do autor indiano Vikas Swarup, é filmado na Índia e recebeu 10 indicações ao Oscar, vencendo 8 delas. A bela história se passa na periferia de Mumbai, com o jovem Jamal Malik (Dev Patel), que se torna finalista de um programa de perguntas e respostas de uma famosa TV indiana.

Ao exceder as expectativas com suas respostas, ele causa suspeita na polícia, que o acusa de ter trapaceado. Jamal então conta sua história de vida nas ruas de Mumbai, ao lado do irmão, e do seu amor Latika, a fim de provar sua inocência.

Toda abordagem traz uma reflexão poderosa ao espectador a respeito do trabalho nas soluções diante de um problema, em vez da análise somente das perguntas.

habitos de grandes investidores

12. O Primeiro Milhão (2000)

A história traz jovens que se tornam milionários de um dia para o outro é dirigida por Ben Younger e traz no elenco nomes como Vin Diesel e Ben Affleck. O jovem mestre nos trambiques, Seth Davis (Giovanni Ribisi) sonha em ser milionário e ganhar o respeito do pai, que é juiz federal.

O drama se desenrola quando Davis decide arrumar um emprego sério, deixando de lado a vida de trapaças. Porém, ingressa em um banco de investimentos que possui práticas comerciais que despertam a sua desconfiança.

A narrativa mostra jovens cheios de ambição que tentam convencer os investidores a comprar títulos e ações que prometem ser como um bilhete premiado na loteria, mas que, na verdade, estão longe daquela realidade. É uma ótima forma de ilustrar como a ganância desenfreada traz problemas e pode destruir uma carreira profissional.

13. Living on One Dollar (2013)

Com a tradução do título “Vivendo com Apenas um Dólar”, podemos entender bem a abordagem desse documentário, que traz a realidade de bilhares de pessoas ao redor do mundo em situação de pobreza extrema.

A experiência é vivenciada na Guatemala, por quatro amigos norte-americanos, durante dois meses. Na zona rural do país latino-americano, eles vivenciam uma realidade inimaginável para eles, como a fome e a sujeira que é bastante comum para os cidadãos da vizinhança — como seus vizinhos Rosa e Chino.

Os jovens foram motivados para o lançamento do filme após divulgarem vídeos no YouTube, exibindo essa realidade através de suas experiências na Guatemala. A ideia principal é causar mobilização nas pessoas para o combate a situações com essa em outros lugares do mundo.

Os filmes sobre finanças trazem uma série de informações diferentes sobre o assunto. Seja sobre as crises financeira e imobiliária, seja sobre investimentos, fato é que sempre há algo muito importante para aprender quando o assunto é finança. Na ficção ou nos documentários, é importante aprender sobre as crises mundiais e sobre a vida daqueles que fizeram história na bolsa de valores mais famosa do mundo.

Receba novos artigos em seu email

Gostou do artigo? Então, aproveite a visita e assine nossa newsletter na coluna aqui ao lado para continuar informado com outros posts como esse!


Com um pouco de conhecimento e ajuda especializada os seus rendimentos financeiros podem aumentar consideravelmente, agende um bate papo com um profissional de investimentos.


Avatar

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários