Steve Jobs, Jack Dorsey, Steve Murphy e Gary Vaynerchuk são alguns nomes conhecidos mundialmente por serem pessoas bem-sucedidas na área de empreendedorismo e investimentos. Mas, será que somente o bom olhar para negócios é o responsável pelo sucesso dessas pessoas? Quais são os hábitos dos investidores em comum que podem ser um passo em direção à conquista dos sonhos de aumentar o patrimônio?

Investir em imóveis, apostar em novas empresas, aplicar em ações… os rituais das pessoas de sucesso não se resumem a atividades relacionadas com suas funções no trabalho. Alguns hábitos saudáveis são comuns a esses profissionais e os ajudam muito a manter o foco, o equilíbrio e a perseverança em atingir seus objetivos.

Quer saber quais são esses hábitos? Continue a leitura e comece hoje mesmo a mudar sua rotina e estabelecer algumas atividades diárias!

1. Eles praticam meditação

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a meditação não é relacionada com nenhuma religião, mas, na verdade, visa melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio do aumento da concentração.

A fundadora do site The Huffington Post, Arianna Huffington, afirmou que a meditação faz parte de seus hábitos diários, realizando-a por 30 minutos, logo no início da manhã.

Existem diversos aplicativos para smartphones que ajudam a começar a meditar, aumentando gradativamente o tempo e a profundidade do processo. Porém, para meditar, basta encontrar um lugar tranquilo (pode ser na sua cama, logo após acordar), concentrar-se em sua respiração e tentar ficar alguns minutos em silêncio, refletindo nas partes do seu corpo, aceitando os pensamentos que vêm, mas não dando continuidade a eles.

A prática é o que vai ajudar você a conseguir se concentrar cada vez mais, tanto na meditação, quanto no trabalho e nas atividades do dia a dia, aumentando significativamente sua produtividade.

2. São adeptos das atividades físicas

Provavelmente, a grande maioria dos nomes em que você se espelha tem essa característica em comum. O exercício físico faz parte das atividades diárias de pessoas como Jack Dorsey (fundador do Twitter) e Tory Burch (empresária).

Normalmente, os CEOs dessas empresas têm uma rotina agitada, portanto, acordam cedo para realizar as atividades físicas já nas primeiras horas do dia. A prática é excelente para despertar o corpo de uma noite de sono e dar energia para enfrentar os compromissos, além de, claro, ser essencial para manter a saúde em dia.

Praticar exercícios físicos pela manhã faz parte da higiene do sono. Assim como, antes de dormir, você precisa se desligar de telas e procurar a meia luz para ler um livro, ao acordar e realizar atividades físicas, você ajuda seu corpo a “descobrir” que o dia já chegou e que é hora de despertar. Isso garante energia para o dia e uma noite de sono bem dormida.

3. Têm boas noites de sono

Para conseguir acordar cedo e já fazer a meditação e o exercício físico, é preciso dormir bem. A qualidade do sono é essencial para restaurar a memória, jogando fora tudo o que não for importante e armazenando o essencial.

É durante o sono que as células do corpo se renovam, ajudando a manter o metabolismo acelerado, a saúde em dia e a disposição.

Para dormir melhor, antes de se deitar, estabeleça um ritual: tome um banho, beba algo quente (como um chá) acenda uma luz baixa e leia um livro. Tudo isso ajuda seu cérebro a ligar tais atividades ao horário de dormir, portanto, com o passar do tempo, você vai condicionar seu corpo a sentir sono sempre quando esse ritual começar a ser feito.

Se você acorda no meio da noite, procure saber o motivo: ansiedade, alimentação muito gordurosa à noite e outros problemas podem causar o despertar noturno. Procure seguir uma alimentação equilibrada e procure ajuda profissional para cuidar de possíveis problemas que podem estar tirando seu sono.

4. Acordam cedo, mas não dormem pouco

Ter uma boa noite de sono não depende apenas de sua qualidade em si, mas das horas dormidas para que o corpo possa passar por todas fases do sono, já que cada uma delas é responsável por restabelecer o organismo.

Tim Cook, CEO da Apple e Bob Iger, CEO da Disney, acordam às 4h30 da manhã, todos os dias, junto a um time de empreendedores que fazem o mesmo, acordando entre 4h e 6h da manhã. Para que o dia seja produtivo, todos alegam que precisam dormir de 6 a 8 horas por dia. Por isso, o segredo pode ser ir dormir e acordar cedo.

5. Checam os e-mails nos primeiros minutos do dia

E-mails podem atrapalhar a produtividade durante o dia, se você parar de hora em hora para verificá-los. Por isso, os grandes nomes do empreendedorismo mundial, alegam que checam suas caixas de entrada todos os dias, logo pela manhã, assim que acordam. Dessa maneira, conseguem resolver alguma urgência que possa aparecer.

Além de checar os e-mails logo que acorda, é importante estabelecer um horário para olhar a caixa ao longo do dia. Não se deixe distrair a todo momento em que chega um e-mail: verifique-os todos os dias, por exemplo: de manhã, antes de ir almoçar e no final da tarde. Assim, você não perde o raciocínio e mantém sua produtividade.

6. Sempre tomam um bom café da manhã

Jeff Bezos, o fundador da Amazon, e Jack Dorsey, do Twitter, dividem um hábito muito saudável pela manhã: tomar um café completo, com nutrientes e vitaminas suficientes para começar bem o dia.

Café, sucos, ovos, frutas e iogurtes são excelentes fontes de fibras, vitaminas e energia essenciais para começar o dia bem e com saúde. Você já pensou que o rendimento baixo no trabalho pode ser falta de vitaminas e do combustível certo para te dar energia? Os empreendedores certamente sabem como se alimentar bem e tirar o máximo proveito dos alimentos para se sentirem dispostos e concentrados.

7. Manter a proximidade com os membros da família

Gary Vaynerchuck, investidor e grande nome das redes sociais, também compartilhou seus segredos para se manter saudável. Além de realizar todo o ritual acima, que já é de praxe para as pessoas de sucesso, Vaynerchuck ainda conta que dá um abraço de 5 minutos em seu filho antes de sair de casa e sempre liga para alguém da família durante o trajeto para o trabalho.

Manter uma relação próxima com a família é importante para que todos continuem unidos, mesmo que você trabalhe muito. Seus filhos e parceira (o) saberão que você se importa com eles e que dedica um tempo para passar com eles com qualidade. Os momentos de descontração são essenciais para recarregar as energias, nutrir os relacionamentos e até ter novas ideias longe do escritório.

Os hábitos dos investidores são simples, porém nem todo mundo consegue seguir uma rotina assim. Mais do que alguns passos para uma vida mais equilibrada, o segredo de tudo é ter a disciplina para fazer o que se deve, no horário proposto. Isso se estende para exercícios, tempo com a família, alimentação e, claro, trabalho.

E você, já tem algum desses hábitos dos investidores famosos? Compartilhe-o conosco, escreva seu comentário!

Seja informado a cada novo post!

Assine e receba novos posts diretamente em seu email

Sobre o autor

Cesar Ruschel