5 benefícios de investir em CRA

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) são uma modalidade de investimento recente no Brasil. No entanto, eles têm ganhado popularidade nos últimos anos devido às vantagens que oferecem se comparados a outros produtos semelhantes.

Assim, eles apresentam-se como oportunidade para investidores que desejam diversificar a carteira e obter produtos mais rentáveis mas com a costumeira segurança dos investimentos em renda fixa.

No post de hoje falaremos das principais vantagens de investir em CRAs para que você possa conhecer os maiores benefícios que esse produto tem a lhe oferecer. Confira!

Entenda o que são os CRAs

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio são títulos de crédito criados pela Lei 11.076/04, representativos de promessa de pagamento em dinheiro. São emitidos por instituições específicas, denominadas companhias securitizadoras, com a finalidade de captar recursos para financiar as dívidas do agronegócio.

Agronegócio

Para esclarecer o funcionamento desse título de crédito, imagine uma instituição financeira que financie a um produtor rural a aquisição de insumos com condição de pagamento em 18 meses, contados a partir da safra. Pode ser que o banco deseje receber de volta o valor emprestado antes do término do prazo, a fim de financiar outros produtores rurais.

Instituição financeira

Nesse caso, a instituição financeira vende os recebíveis desse contrato de financiamento a uma companhia securitizadora que, por sua vez, emite os Certificados de Recebíveis do Agronegócio, tornando esses recebíveis passíveis de serem negociados no mercado financeiro.

Companhia securitizadora

É como se a companhia securitizadora colocasse um conjunto de créditos do agronegócio num pacote e emitisse o CRA, permitindo que você, investidor, compre parte desses créditos, recebendo, em troca, o valor investido mais juros. Se você deseja conhecer mais detalhes desse tipo de investimento, não deixe de conferir este nosso outro artigo sobre CRA.


Se você contrata um encanador para cuidar de seu encanamento, mecânico pra cuidar do seu carro, agende um bate papo com um profissional de investimentos para cuidar dos seus sonhos.


Conheça as vantagens de investir em CRAs

Agora que você já entendeu o que são os CRAs, vamos conhecer as principais vantagens de aplicar seu dinheiro nesse tipo de investimento. Observe!

1. Sem pagar impostos é bem melhor

Sem dúvida, os grandes “vilões” do investimento em renda fixa são os impostos. É preciso estar atento à tributação no momento da análise e da escolha do investimento a ser feito para evitar que boa parte de seus rendimentos vá para as “mãos invisíveis” do Governo.

É por isso que investir em CRA pode ser muito lucrativo em comparação com outros produtos de renda fixa: essa modalidade de investimento é isenta tanto de Imposto de Renda (IR) quanto de Imposto de Operações Financeiras (IOF) para investidores pessoa física.

Como o Governo tem todo interesse em fomentar o agronegócio, setor extremamente importante para o país, ele resolveu isentar esse tipo de investimento da cobrança de impostos, o que se traduz numa enorme vantagem para o investidor.

2. Nada de taxas de custódia, administração ou performance

Diferentemente de outras modalidades de investimento — seja de títulos bancários, públicos, ou fundos de investimentos —, os CRAs, em algumas corretoras, não estão sujeitos às taxas cobradas pelos bancos ou gestores, o que é outro diferencial.

Apenas para fazermos uma comparação, os títulos do Tesouro Direto ou Títulos Públicos — tão em destaque na atualidade — estão sujeitos à taxa de custódia dos bancos, que podem ser isentas em algumas corretoras de valores, e à taxa de 0,30% ao ano, pagos à BM&F Bovespa. Os CRAs, por sua vez, não estão submetidos a esses custos, em algumas corretoras.

3. Diversas opções de prazo e rentabilidade

Os CRAs são emitidos com diversas opções de prazo e rentabilidade e, por isso, são investimentos bastante flexíveis, atendendo às mais variadas necessidades dos investidores.

É possível encontrar Certificados de Recebíveis do Agronegócio pós-fixados, atrelados a um índice de inflação mais o pagamento de um prêmio ou vinculados a um percentual do CDI. Eles também estão disponíveis em títulos pré-fixados, que são aqueles em que o investidor sabe exatamente qual será a rentabilidade obtida no vencimento.

4. Rentabilidade acima da média

Via de regra, a remuneração paga pelos CRAs é maior do que aquela oferecida por outros títulos de renda fixa, como CDBs, LCAs, LCIs ou Títulos Públicos. Além disso, é possível que o investidor lucre com a flutuação do valor do título no mercado secundário em caso de venda antecipada, o chamado ágio.

5. Investimento sujeito a riscos, porém seguro

Os CRAs não são cobertos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), mas isso não significa que eles não são investimentos seguros. Embora haja o risco de inadimplência por parte dos devedores dos recebíveis que compõem o lastro do título, os CRAs geralmente são avaliados por agências de risco independentes.

Essas agências avaliam o grau risco de inadimplência e classificam o título de acordo com o risco identificado. Quanto mais próximo do rating AAA, mas seguro será o título e menor a probabilidade do “calote”. Por isso, procure sempre investir em CRAs bem avaliados.

É importante destacar que as companhias securitizadoras podem ser instituídas sob regime fiduciário. Isso garante que os créditos de uma operação de CRA sejam destinados apenas ao pagamento dos CRAs vinculados a eles.

Assim, o patrimônio destinado ao pagamento da CRA não se “mistura” com o patrimônio da emissora do título. Em caso de insolvência da securitizadora, os créditos destinados ao CRA não poderão ser destinados ao pagamento de outras dívidas.

CRAs com garantia flutuante

Além disso, os CRAs podem ser emitidos com garantia flutuante, ou seja, podem apresentar privilégio geral sobre o ativo da companhia securitizadora no caso de a empresa “quebrar”. Isso significa que, em caso de insolvência da securitizadora, os adquirentes do CRA terão preferência em receber em relação a outros credores.

Onde investir em CRAs

Nas instituições bancárias você não terá acesso a investimentos rentáveis e isentos de impostos como os CRAs. Para ter acesso a esse e outros investimentos de renda fixa mais vantajosos, você terá que desbancarizar seus investimentos e migrar para uma corretora de valores independente.

Este é um procedimento, que, feito corretamente, deve ajudar em sua prosperidade financeira.

Muitas pessoas ainda têm receio de migrar para instituições independentes e ficam presas ao banco, mas sofrem com a indicação de produtos financeiros de péssima qualidade. Por isso, se você quer ter acesso a melhores produtos financeiros e a um atendimento personalizado, avalie a possibilidade de investir fora das instituições bancárias.

Se você compreendeu as vantagens de investir em CRA, mas ainda tem dúvidas sobre qual é o tipo de investimento mais apropriado para o seu perfil de investidor, faça uma consultoria gratuita com um assessor de investimentos de minha confiança e descubra qual a carteira de investimentos mais adequada para os seus objetivos!

Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários