fbpx

As 4 ações que mais desvalorizaram no mês de março [crise coronavírus]

No mês de março 2020 durante a crise mundial da pandemia do coronavírus (covid-19) todas as bolsas do mundo registraram quedas. A bolsa brasileira teve uma baixa no ibovespa de -40% em média, com muitas ações caindo até mais que 40% no mês de março.

O índice bovespa mede o índice das ações mais líquidas negociadas na bolsa de valores.

Questionado sobre o índice Ibovespa, Luiz Barsi respondeu que não dava muita importância ao mesmo devido a 2 ou 3 ações terem um relevância muito grande para o índice. Citou que a alta ou a baixa de um desses papéis tem enorme impacto no índice e portanto a bolsa estaria sendo interpretada erroneamente, quando na verdade a realidade não seria essa.

Segundo Barsi o importante é acompanhar a evolução dos papéis da própria carteira de investimentos.

caminho para riqueza no telegram

Acompanhe algumas das ações que mais desvalorizaram na crise coronavírus que levou a baixa do mercado financeiro e econômico no Brasil.

IRB Brasil

Este foi o papel mais desvalorizado, IRBR3, no inicio de março estava na faixa de 33 reais e no fim do mês foi para faixa de 9 reais, registrando uma perda aproximada de -70%.

Smiles

A Smiles – SMLS3, iniciou o mês de março na faixa de 33 reais e terminou o mês em 12 reais o papel da ação. Uma baixa de aproximadamente -62%.

Via Varejo

O papel da VVAR3 iniciou o mês de março com cotação próxima a 15 reais e terminou o mês na faixa dos 5 reais. Uma baixa de aproximandamente 61%.

Azul

A Azul, AZUL4, estava com cotação próxima a 45 reais no ínicio do mês de março. Entretanto, no fim de março este mesmo papel foi a 17 reais, aproximadamente. Uma desvalorização de 60%.

É preciso ser disciplinado e paciente para ganhar dinheiro na bolsa.
(Luiz Barsi)

É interessante observar que Luiz Barsi anda falando o mesmo que Peter Lynch e Philip Carret. Carret permanceu 75 anos investindo no mercado financeiro, ele morreu com 101 anos. E, para Carret a habilidade mais importante no investidor era paciência.

Peter Lynch também considerava a paciência a qualidade mais importante do investidor

ETF - ebook - caminho para riqueza
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários