fbpx

Três livros importantes sobre investimentos financeiros

Leia estes três livros sobre investimentos financeiros e arranque na frente com suas estratégias para investir. Talvez o investidor não tenha ouvido falar dos livros de Graham, Bazin e Lynch, então saiba o que importa neste post.

O Investidor Inteligente, de Benjamin Graham

O livro de Benjamin Graham, “O Investidor Inteligente”, é a leitura clássica dos investimentos financeiros. Ficou vários anos fora de catalogo aqui no Brasil e uma edição usada, mais barata, na Estante Virtual já chegou a custar 250 reais.

Felizmente, há 4 ou 5 anos a Editora Nova Fronteira resolveu reeditar o livro. Não é um livro pequeno, tem umas 650 páginas e sua leitura não é fácil, mas também não é difícil.

Eu já tentei ler este livro numa época que investia em ações e era um investidor do tipo trimestral (a cada três meses dava atenção aos meus investimentos). Eu simplesmente não consegui ler o livro. Isto aconteceu porque Graham fala de ações como se fosse um membro de sua família, entrando em vários pormenores e exemplificando a todo instante, enquanto aborda todo o conceito que está por trás.

Ainda assim ele consegue ser didático e este livro definitivamente é para o público investidor, do iniciante ao avançado. A vontade de aprender precisa estar “batendo a porta” pois Graham não economiza conceitos.

Graham exemplifica o mercado de ações norte-americano, e isto é a única coisa que incomoda um pouco no livro, apesar que a maioria dos ensinamentos dele servem para qualquer mercado de ações no mundo.

Graham propôs o value investing e o cálculo do valor intrínseco de uma ação. Também esclareceu o papel “nefasto” do especulador para os mercados.

Para entender melhor o mercado de ações brasileiro, leia o livro a seguir.

Assessoria de Investimentos - Crise 3

Faça Fortuna com Ações, de Décio Bazin

Décio Bazin em “Faça Fortuna com Ações” escreveu um livro sobre o mercado de ações brasileiro. O fato de ser especificamente sobre o mercado de ações brasileiro é a razão principal para o investidor ler este livro.

Bazin foi um jornalista de jornais importantes em sua época, portanto ele insere histórias vividas por operadores da Bolsa, o que só aumenta a qualidade do livro.

A editora deste livro não poderia ser mais desconhecida, CLA editora, e tanto o cuidado com o design quanto o aspecto visual do livro são ruins. Porém, o conteúdo é de qualidade e essa questão da aparência talvez afaste os curiosos. É possível até que isto seja proposital.

O curioso é que a Suno Research tem alguns de seus livros editados pela CLA.

Luiz Barsi, em entrevistas, já citou que este livro é o único que ele indica para ler.

caminho para riqueza no telegram

O Jeito Peter Lynch de Investir, de Peter Lynch

O título original deste livro é “One Up on Wall Street”. Lynch é o Coulson (S.H.I.E.L.D) de Wall Street, porque andava sempre um passo a frente. O livro vendeu bastante nos Estados Unidos e Lynch que já era conhecido ficou ainda mais. Hoje em dia ele cuida da sua fundação, a Lynch Foundation.

Aqui no Brasil, com nosso pequeno clube de leitura, o livro foi lançado pela editora Saraiva em 2011. Não é um livro difícil de encontrar, mas dos livros aqui citados este é o mais difícil atualmente.

Os ensinamentos deste livro são vários, vale muito a pena lê-lo. Porém, algumas dicas:

  • Melhor lê-lo se você opera ações;
  • Se você já operou ações e hoje está na renda fixa, esqueça, não leia esse livro.
  • Se você não é investidor, de ações, não leia esse livro.
  • Prepare-se para não entender muita coisa que o Lynch fazia.
  • Releia os capítulos mais estranhos, sua compreensão pode mudar.

Baixe o ebook abaixo e saiba um pouco mais sobre estas práticas inusitadas do Peter Lynch para investir em ações.

Peter Lynch ebook selecao de acoes
Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR, clique para ler mais...

Comentários