fbpx

Os dois tipos de ações do investidor de valor

Conheça os dois tipos de ações para o investidor de valor. Descubra formas de ganhar dinheiro mesmo sem vender os papéis de ações que se tem em mãos: aluguel de ações e opções (venda coberta).

Para o investidor em valor (ou value investing) as ações podem ser de dois tipos, são elas:

  • Ação para guardar em “cofre”;
  • Ação para produzir dinheiro recorrente.

Ação para guardar no “cofre” e vender na alta

Estas são as ações que são entendidas como reserva de valor. Onde o investidor as guarda para que possam ser vendidas mais tarde por um preço muito maior. A idéia aqui é vender quando a ação se valorizar. Neste caso o investidor procura comprar na baixa, para vender na alta.

Ação para produzir dinheiro

Estas são as ações de empresas que pagam dividendos ou juros sobre o capital próprio. Em geral empresas deste perfil pagam proventos a cada 4 a 6 meses, algumas chegando a pagar em intervalos de 3 meses.

A Bolsa B3 possui o índice IDIV que lista as melhores empresa pagadoras de dividendos listadas. Na Bolsa dois ETFs replicam a carteira de índices de empresas de dividendos, DIVO11 e BBSD11.

Crise Coronavírus retangular

Como ganhar dinheiro com ações sem vender os papéis

Há duas formas razoavelmente simples de ganhar dinheiro com papéis de ações sem se desfazer das mesmas.

Aluguel de ações

Por um preço pequeno o investidor pode alugar suas ações e ganhar algum dinheiro. Atente-se para o fato de que uma ação alugada permite que o investidor, que a alugou, receba os dividendos. Aquele que aluga a ação recebe uma pequena fração pelas ações alugadas, ao final do contrato de aluguel.

Opções, venda coberta das ações

Nesta operação o investidor vende uma opção de venda de papéis que estão sob sua custódia. A idéia é ganhar com a venda das opções, e se as ações baterem o preço das opções a venda não vai estar descoberta.

Peter Lynch ebook selecao de acoes

E o trader, o que ele faz?

O trader opera em busca de dinheiro rápido. Ele não vê dividendos e também não têm interesse em investir em ações para segurar meses ou anos. Um trader usa graficos para simular altas e quedas na bolsa, e com isso comprar ou vender.

Fibonacci, por exemplo, é uma das matrizes mais utilizadas como ferramenta para o investidor trader. Conheça mais sobre Swing Trade neste artigo.

caminho para riqueza no telegram

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários