15 livros para investidores que você precisa conhecer

Bons livros ajudam a ampliar o conhecimento em qualquer área e auxiliam na formação dos profissionais em suas carreiras. Para garantir sua expertise e ficar por dentro dos assuntos relacionados à chamada “arte de investir”, vale a pena ter em sua prateleira ótimos livros para investidores.

Você observará que, com o apoio de obras de qualidade, seu potencial de investidor será desenvolvido rapidamente. Sua carreira pode até ser transformada, pois a leitura é uma ferramenta de alto grau de importância para a sua capacitação, trazendo lições que não se encontram em outros lugares.

Quer conhecer bons livros para investidores? Confira esta lista!

1. “O Investidor Inteligente: O guia clássico para ganhar dinheiro na bolsa”

Escrito por Benjamin Graham, considerado o maior consultor de investimentos da história, este é um dos mais importantes livros para investidores. Ele teve sua edição revisada e cada capítulo é comentado pelo editor de economia da revista Money CNN, .

A revisão mencionada é extraordinária, já que o livro foi escrito no fim dos anos 1940, e os comentários de Zweig trazem comparações entre a década de 1950 e o panorama atual.

O livro, além de ser considerado um dos melhores sobre o assunto, contém lições importantes para quem deseja começar no mundo dos investimentos. Seu conteúdo inclui dados, tabelas, referências e um pouco de história.

2. “Os Axiomas de Zurique”

O autor Max Gunther conta a história de um grupo de banqueiros e empresários da Suíça que, após a Segunda Guerra Mundial, resolveu transformar os investimentos em ações, imóveis e outros em sua fonte de renda.

O livro lista 12 axiomas principais e mais 16 secundários, que trazem a chave para o sucesso nos investimentos — especialmente para aqueles de renda variável.

3. “Iludido pelo Acaso – A influência oculta da sorte”

Nassim Nicholas Taleb, autor de dois importantes livros para investidores, é considerado um dos pensadores que todo investidor precisa conhecer. Nesse livro, ele aborda as possibilidades de lucro em situações adversas. Ele valoriza a questão da sorte no meio das finanças e a precaução contra possíveis desastres.

Taleb traz sua crítica sobre a visão ortodoxa para os negócios (e também para as questões pessoais), abordando o papel da sorte ou do chamado acaso no ganho e na perda de grandes quantidades de dinheiro.

4. “Desafio aos Deuses: a fascinante história do risco”

O livro traz uma análise do risco numa narrativa semelhante aos romances. Na obra, o autor Peter Bernstein traz ferramentas para avaliar os riscos de um negócio e ensina a tomar as melhores decisões. Acima de tudo, ele aconselha: não tema os riscos que podem acontecer.

Bernstein também conta sobre a aventura de libertação de adivinhos e oráculos pela humanidade, por meio dos conceitos de amostragem e probabilidade.

5. “Finanças Comportamentais”

Explicando de forma didática o erro nos investimentos, o autor Aquiles Mosca diz que as limitações do ser humano podem originar os maiores equívocos.

A linguagem simples e didática faz com que essa obra seja ideal para pessoas físicas. Ela apresenta as tendências comportamentais que podem beneficiar ou prejudicar os investidores.

6. “Comprar ou Vender? Como investir na bolsa utilizando análise gráfica”

A obra é destinada ao investidor interessado em análise gráfica como método de análise de ações. O livro de Eduardo Matsura foi revisado e já se encontra na 7ª edição, com atualização dos gráficos e inserção de um novo capítulo.

Sua análise técnica e abordagem eficiente orientam e oferecem ensinamentos para ganhar dinheiro de forma prática com uso de análise gráfica.

7. “Estrutura e Análise de Balanços”

O professor Alexandre Assaf Neto auxilia, neste livro, o entendimento e a análise de balanços empresariais.

Conceitos como estrutura de liquidez e dinâmica de capital de giro são abordados na obra, que pode não ser considerada uma leitura para leigos, mas é bastante completa.

8. “Independência Financeira – O guia do pai rico”

O autor Robert Kiyosaki aborda, nessa continuação do livro “Pai rico, Pai Pobre”, as novas escolhas e opções a respeito do futuro nas finanças.

Kiyosaki diz que, mesmo em meio às mudanças, é possível conseguir a sua independência financeira. O autor faz alusão ao comportamento de ratos que, trancados em uma gaiola, por mais que se movimentem em roda, nunca saem do lugar.

9. “Previsivelmente Irracional”

O pesquisador e professor Dan Ariely mostra, com esse livro, a importância da capacidade de raciocínio e a forma como nós e as pessoas ao nosso redor costumamos agir.

A obra aborda a ação das chamadas “forças invisíveis”: os sentimentos, as emoções, o apego — entre outros —, que induzem na tomada de decisões e podem atrapalhar um caminho de sucesso.

10. “Como a Economia Cresce e por que ela quebra”

Outro destaque nos livros para investidores, a obra de Peter D. Schiff é considerada simples e até mesmo cômica.

O livro é iniciado com uma análise histórica sobre o pensamento econômico e, em seguida, aborda uma parábola que facilita a compreensão do conteúdo para qualquer pessoa.

11. “Bitcoin – A moeda na era digital”

O autor desse livro é Fernando Ulrich, economista da escola austríaca e estudioso de teorias monetárias. Nessa obra, o leitor ganha uma melhor compreensão a respeito da moeda digital e da noção do próprio dinheiro.

O livro já foi apresentado em palestras e é uma importante aquisição dentre os livros para investidores antenados com a modernidade e as transformações tecnológicas.

12. “O que o governo fez com o nosso dinheiro?”

Murray Rothbard traz argumentos e lógica em sua escrita. O livro é dividido em quatro partes, desde o advento do dinheiro na sociedade — passando pelo surgimento do serviço bancário e os efeitos das interferências do governo —, até a crise financeira de 2008. A obra tem colaboração de Fernando Ulrich.

13. “Flash Boys – Revolta em Wall Street”

O autor Michael Lewis, considerado um dos melhores repórteres americanos de economia, traz, neste livro, a nova imagem da bolsa de valores. Ele descreve o pequeno grupo que decidiu enfrentar os poderosos do mercado financeiro e o sistema repressor com sua excentricidade.

Trata-se de um dos livros para investidores mais vendidos.

14. “Bumerangue: uma viagem pela economia do novo terceiro mundo”

Também de Michael Lewis, o livro representa uma viagem por vários países que apresentam desastres financeiros: Islândia, Alemanha, Irlanda e Estados Unidos.

O autor entrevistou ministros, ex-governadores, manifestantes e outras peças relevantes para traçar e apresentar o cenário econômico mundial atual.

15. “O Economista Clandestino”

O jornalista e economista Tim Harford relaciona nossas atividades corriqueiras e princípios econômicos. Neste best-seller é abordada a economia doméstica como grande influente até no panorama econômico mundial.

Para desvendar a tão complexa economia mundial, Harford traz questionamentos diversos com objetividade e comicidade.

13 filmes sobre finanças que você deveria assistir

E então? Está pronto para aumentar seu conhecimento por meio desses incríveis livros para investidores? Se por acaso você já leu algum deles, aproveite as dicas para reler e relembrar os aprendizados em um novo momento de sua vida.

É sempre importante reciclar-se e investir na sua educação, seja porque gosta de investir ou porque dedica-se a isso profissionalmente.

Se além dos livros você gostar de cinema, aproveite para conferir o artigo 13 filmes sobre finanças que você deveria assistir.

Caminho para Riqueza

Por Caminho para Riqueza

Caminho para Riqueza é um blog de educação focado em investimentos financeiros.

Comentários