fbpx

1% melhor todo dia e o poder dos hábitos atômicos

Se o investidor deseja melhorar rapidamente o seu desempenho, o que fazer? Talvez uma pequena melhoria feita todo dia seja a matemática do bom resultado, digamos 1% de melhoria por dia.

A Matemática de melhorar 1% ao dia

A diferença que uma melhoria pequena feita ao longo do tempo pode fazer é impressionante. Vamos a matemática para ver como funciona: se você conseguir ficar 1% melhor a cada dia durante um ano, acabará sendo 37 vezes melhor quando terminar. Por outro lado, se ficar 1% pior a cada dia durante um ano, você declinará a quase zero.

Isto é, os efeitos de pequenos hábitos se acumulam com o tempo. Conforme dito, se você conseguir se tornar apenas 1% melhor por dia, acabará com resultados aproximadamente 37 vezes melhores depois de um ano.

Eu não posso garantir, mas é muito provável que investidores como Ray Dalio, Luiz Barsi e Michael Burry usem práticas deste nível.

Hábitos são como juros compostos

Hábitos costumam ser como os juros compostos do aperfeiçoamento. Da mesma forma que o dinheiro se multiplica com juros compostos, os efeitos dos hábitos se multiplicam à medida que são repetidos.

Estes hábitos parecem fazer pouca diferença em um dia isoladamente. Porém o impacto que provocam ao longo dos meses e anos pode ser enorme. Passados dois, cinco ou até dez anos depois é que o valor dos bons hábitos e o custo dos maus tornam-se evidentes.

Quando algumas mudanças são feitas e os resultados parecem nunca vir rapidamente, há uma tendência de voltarmos a nossas rotinas anteriores.

Ritmo lento de transformação

Infelizmente, o ritmo lento da transformação também facilita que um mau hábito retorne. Quanto repetimos 1% de erro, um dia após o outro, reproduzindo más decisões, duplicando pequenos erros e racionalizando pequenas desculpas, as pequenas escolhas viram resultados tóxicos. É o acúmulo de muitos erros, um declínio de 1% aqui e ali, que em algum momento gera problemas.

Uma ligeira mudança em seus hábitos diários pode direcionar sua vida para um destino muito diferente.
(James Clear)

Crise Coronavírus retangular

Preocupe-se mais com sua trajetória atual do que com seus resultados atuais

Fazer uma escolha que seja 1% melhor ou pior parece insignificante no momento, mas, ao longo dos períodos que compõem a vida toda, essas escolhas determinam a diferença entre quem você é e quem poderia ser.

O sucesso é resultado de hábitos diários, não transformações únicas na vida.
(James Clear)

Desta forma, não importa o quanto você seja bem ou malsucedido agora. O que importa é saber se os seus hábitos estão colocando você no caminho do sucesso.

O investidor deve se preocupar muito mais com sua trajetória atual do que com seus resultados atuais. Seus resultados são uma mensuração tardia de seus hábitos. Seu patrimônio líquido é uma mensuração tardia de seus hábitos financeiros.

Prevendo Resultados

Segundo o autor James Clear, se quiser prever qual será seu destino na vida, tudo o que precisa fazer é seguir a curva de pequenos ganhos ou pequenas perdas, e ver como suas escolhas diárias se acumularão 10 ou 20 anos depois.

O tempo amplia a margem entre o sucesso e o fracasso. Ele multiplicará o que cultiva. Bons hábitos transformam o tempo em aliado. Maus hábitos o tornam seu inimigo.

Peter Lynch definiu práticas e conceitos inusitados para selecionar ações, baixe o ebook e descubra alguns pequenos hábitos de Lynch.

Peter Lynch ebook selecao de acoes

Éverton Gaucho

Por Éverton Gaucho

Escreve sobre investimentos e tecnologia. É autor no site Caminho para Riqueza. Twitter: @EvertonCpR

Comentários